Estudantes do Sesi apresentam projetos que promovem educação científica e tecnológica

Mostra dá oportunidade a jovens conhecerem potencialidades de aprendizagem em áreas como a robótica/Divulgação - Sesi

Por: Pedro Leal

28/09/2023 - 08:09 - Atualizada em: 28/09/2023 - 08:30

As Escolas Sesi, de ensino básico, localizadas em Santa Catarina promovem no sábado (30), uma mostra de projetos desenvolvidos por estudantes dentro da metodologia STEAM, abordagem que integra conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia consiste na realização de projetos que abrangem as diversas áreas do conhecimento, de maneira holística, ou seja, com uma visão do todo.

A mostra, aberta ao público, tem entrada gratuita. Em Jaraguá, a mostra será realizada das 9 às 11 horas, na unidade do SESI-SENAI na Isidoro Pedri, 263 – Rio Molha, Informações pelo telefone (47) 3372-9500.

Daren de Vargas Basso Souza, gerente regional do Sesi-Senai, destaca o evento como uma oportunidade para que as famílias conheçam a possibilidade de um ensino focado no mundo do trabalho, mais humanizado na proposta de inserção do estudante na comunidade.

“A Mostra Científica Pedagógica é um evento instigante que oferece uma grande oportunidade para demonstrar a proposta pedagógica singular, que promove a interação com a comunidade escolar e todos os segmentos da sociedade”, observa.

Junto com a apresentação de projetos pedagógicos realizados com alunos nas modalidades do ensino fundamental II, ensino médio integrado e educação de jovens e adultos, o público poderá acompanhar a mostra de robótica, oficinas nos laboratórios, cabine fotográfica e realizar visita guiada pela escola. “É sempre um grande prestígio podermos compartilhar nossas práticas e metodologias, conectando saberes, tecnologia, criatividade, autonomia, responsabilidade e respeito”.

O diretor de Educação e Tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira também ressalta: “Há uma estreita relação entre entender como funcionam determinados fenômenos e como fazer determinados processos vinculados a temas científicos e tecnológicos”.

Neste contexto, os conhecimentos, práticas e ferramentas da Ciência e da Tecnologia são interpretados pela Engenharia – envolvendo processos de criação e prototipagem – e pelas artes – com processos criativos e pensamento crítico – e são estruturados pela linguagem matemática. “Esta integração dos conteúdos desenvolve a capacidade de compreender e resolver problemas reais e complexos, sensíveis aos indivíduos e à sociedade, e alinhados aos objetivos educacionais”, acrescenta Pereira.

Além de Jaraguá do Sul, o evento será realizado em Blumenau, Brusque, Chapecó, Concordia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Videira.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).