Caminhão do peixe tenta estimular produção local

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/10/2016 - 08:10 - Atualizada em: 10/10/2016 - 16:53

Pela quarta vez neste ano, o Caminhão do Peixe comercializou seus produtos no estacionamento externo da Secretaria de Agricultura de Jaraguá do Sul. Durante três horas, o público pôde adquirir filés e iscas de tilápia, sopas congeladas, posta de peixe e polpas produzidas em áreas rurais dos municípios da microrregião.

A Associação Jaraguaense de Aquicultores (AJA), responsável pela ação, é composta por 25 sócios, que abatem cerca de cinco mil quilos de peixes vivos por mês. Os produtores se concentram em maioria no bairro Rio Cerro. Conforme a Secretaria, a cessão do espaço aos produtores busca incentivar a atividade. E a mobilização é extremamente necessária, segundo o tesoureiro da associação, Laércio Krueger. “Ainda se consome pouco peixe na região, por isso é preciso motivar a comunidade a incluir esse item no cardápio e valorizar a produção local”, destaca Krueger.

Os congelados também são vendidos em mercados, lanchonetes e verdureiras. Antes de ser instalado no pátio da Secretaria, o Caminhão do Peixe ficava no Mercado Público Municipal em determinadas datas. “O movimento lá estava muito fraco, não compensava. Aqui registramos um aumento de 100% nas vendas, mesmo assim, ainda não é muito lucrativo para os aquicultores”, considera o tesoureiro. A associação consegue gerar uma média de R$ 450 mil por ano de capital.

A comercialização se repetirá na primeira semana de todo o mês, no espaço localizado na Rua Ângelo Rubini, bairro Barra do Rio Cerro, entre às 11h e 14h. O veículo foi concedido a AJA em 2013 para armazenagem e venda do pescado, possuindo capacidade para até 3,5 toneladas de peixe fresco e congelado. Projetado para ser uma peixaria móvel, o caminhão também dispõe de balança, cupom fiscal e expositores de produtos.