Estiagem deve seguir até agosto em Jaraguá do Sul e região

Estiagem assola 62 municípios de SC | Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

29/05/2020 - 11:05

Apesar dos investimentos feitos no sistema de abastecimento de água de Jaraguá do Sul, a ordem do dia é economizar, evitando ao máximo o desperdício deste importante recurso hídrico.

Isto porque a estiagem que atinge a região do Sul do Brasil deve se estender até meados de agosto.

Pelo menos, essa é a tendência climática apresentada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

Os impactos da estiagem já têm sido sentidos por produtores rurais da região.

Segundo a diretora-executiva da Associação de Bananicultores de Corupá, Eliane Müller, a safra atual já projeta uma queda de 40% com a estiagem, impactos que foram agravados por conta de vendavais recentes.

“Perdemos cerca de 150 mil plantas em um desses vendavais, o que dá em torno de 120 mil carretas de fruta. Para piorar ainda há a previsão de uma frente fria para as próximas semanas, com possibilidade de geada”, comenta.

Por enquanto, não há risco de desabastecimento em Jaraguá do Sul devido à estiagem, principalmente por conta dos investimentos que a autarquia da Prefeitura fez nos últimos anos para melhorar os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.

Somente no ano passado e em 2020, são mais de R$ 23 milhões investidos, por meio do Plano de Ampliação de Saneamento, em obras que contemplam ampliação e substituições de redes, construção de reservatórios, estações de recalque e outras medidas relacionadas ao controle de perdas.

Tendência de chuvas no Estado

De acordo com o sistema meteorológico, a tendência é que ocorram períodos esparsos de chuva com predomínio do tempo seco e ensolarado na maior parte dos próximos dias.

A previsão é de tempo instável com chuva e trovoada em todas as regiões do Estado, devido ao deslocamento da frente fria. Porém, no fim do dia, o tempo melhora a partir do oeste e sul do Estado com o avanço de uma massa de ar frio e seco.

Para a meteorologista do órgão, Gilvânia Cruz, outras chuvas pontuais devem ocorrer entre os dias 5 e 10 do próximo mês quando um sistema de baixa pressão irá se formar próximo ao litoral catarinense e do Paraná devido a uma nova frente fria que chegará a Região Sul do Brasil.

“A estiagem deve persistir e recomenda-se o uso consciente da água em Santa Catarina”, alerta. “Isto porque o maior volume de chuvas deve se concentrar no Oeste e Meio Oeste neste período”, explica.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul