Engenheira química é condenada por roubar segredos da Coca-Cola para o governo da China

Por: Pedro Leal

10/05/2022 - 11:05 - Atualizada em: 10/05/2022 - 11:19

A engenheira química chinesa Xiaorong Shannon You, 59 anos foi condenada a 14 anos de prisão nos EUA, acusada de ter participado de um esquema para roubar segredos comerciais sobre materiais usados em latas de refrigerante para beneficiar o governo chinês. As informações são da FolhaPress.

Os promotores responsáveis pelo caso afirmaram que You acessou segredos sobre revestimentos internos de latas de bebidas enquanto trabalhava na Coca-Cola em Atlanta e na Eastman Chemical Company em Kingsport, Tennessee.

De acordo com eles, os segredos comerciais custaram às principais empresas químicas e de revestimento quase US$ 120 milhões para serem desenvolvidos.

No processo, os acusadores afirmam que ela teria roubado os segredos comerciais para estabelecer uma empresa de revestimento sem BPA na China, e seu parceiro chinês, Weihai Jinhong Group, recebeu milhões de dólares em subsídios do governo chinês para apoiar a nova empresa.

Os promotores apontaram evidências no julgamento para dizer que You também pretendia beneficiar os governos da China, a província chinesa de Shandong, a cidade chinesa de Weihai e o Partido Comunista Chinês.

A engenheira trabalhou na Coca-Cola de dezembro de 2012 a agosto de 2017 e foi gerente de desenvolvimento de aplicativos de embalagens na Eastman Chemical de setembro de 2017 a junho de 2018.