O voluntariado e sua importância na transformação da sociedade é tema do próximo Encontro Empresarial da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), no dia 8 de agosto, às 19h.

O evento vai ocorrer no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), com a presença de convidados que farão relatos de suas experiências em prol da comunidade, apoiadas nos princípios do voluntariado dedicado a causas sociais.

Iniciativa da Acijs e do Núcleo de Responsabilidade Corporativa, o Encontro Empresarial é gratuito e com participação aberta ao público em geral. Após o evento, os presentes poderão desfrutar de um coquetel no Salão de Eventos Rodolfo Hufenüssler.

As inscrições e confirmações devem ser feitas no portal Acijs In Rede e mais informações estão disponíveis pelo e-mail eventos@acijs.com.br e pelo telefone (47) 98835-1316.

O Encontro Empresarial tem o apoio da Levmed, Ravenna | Jeep, SicoobCEJASCRED e Top Sun.

Farão parte do debate "O voluntariado como oportunidade de transformação social" a presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK), Alice Kuerten; o empresário Vicente Donini, presidente do Conselho de Administração da Marisol, ex-presidente e membro do Conselho Superior da Acijs; a empresária e vice-presidente de Comunidade e Urbanismo da entidade, Caroline Elisa Obenaus Cani; o presidente da Associação de Voluntários do Hospital São José, Joe Gieseler; e o líder do Núcleo de Voluntariado Corporativo Acijs, advogado Lucas Cerutti Ponssoni.

A presidente da Acijs e do Cejas, Ana Clara Franzner Chiodini, fará a mediação do painel.

Reconhecida como um dos valores mais nobres do ser humano, a solidariedade expressa por meio da atitude voluntária de se dedicar a uma causa pode contribuir para uma sociedade melhor, apoiada principalmente em valores como respeito e igualdade.

Com uma forte presença em Jaraguá do Sul e Santa Catarina, o voluntariado tem avançado em várias áreas onde qualquer pessoa pode atuar dedicando parte do seu tempo em prol de iniciativas na comunidade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o exercício do voluntariado é fundamental para que muitas instituições sem fins lucrativos e de atuação no terceiro setor possam continuar realizando seus serviços. Dados do IBGE apontam que em 2019 o Brasil contava com 6,9 milhões de voluntários.