Empresas que tributam por lucro real têm até o dia 29 de dezembro para destinar até 10% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) a projetos sociais voltados à saúde, infância e adolescência, esporte, cultura, assistência a idosos e apoio a pessoas com deficiência.

Na sexta-feira (1º), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançou nas redes sociais uma campanha para incentivar a destinação do IRPJ.

A iniciativa é uma ação do Programa Fundo Social [www.fundosocial.sesisc.org.br], que durante todo o ano estimula a destinação e mantém uma plataforma com mais de 90 projetos sociais analisados e recomendados por um grupo de trabalho especializado.

Todos estes projetos podem ser indicados pelas empresas para receber recursos do IRPJ.

Recurso permanece em Santa Catarina

Entre outros benefícios, a destinação injeta recursos nos municípios, ajuda na melhoria dos indicadores sociais locais, fomenta a economia das cidades e contribui com o atendimento à população em vulnerabilidade social.

No Estado, mais de 2 mil empresas podem fazer a destinação. Juntas, poderiam aplicar R$ 250 milhões em projetos sociais.

Confira projetos de entidades da região recomendados na plataforma do Fundo Social:

Orquestra Jovem - SCAR

Manter as atividades do grupo orquestral formado por estudantes de música em Jaraguá do Sul e formar um grupo orquestral iniciante em Guaramirim, oportunizando experiências em prática orquestral e a formação de músicos profissionais com ensaios e apresentações artísticas musicais, e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento intelectual, cultural e social da comunidade. Realizar apresentações artísticas musicais (concertos) como forma de demonstrar o progresso dos grupos aos familiares, convidados e para a comunidade em geral.

Projeto Mais Dança 5 - SCAR

O Projeto Mais Dança oferece um ciclo de formação na área de dança para crianças e adolescentes, com aulas gratuitas nas modalidades principais de acrobacia, balé clássico, danças urbanas e jazz, e nas modalidades complementares de dança contemporânea, percussão corporal, teoria musical para dança, teatro e condicionamento físico. São oferecidas à comunidade ações e apresentações culturais com entrada gratuita e acesso livre. Oferece também um workshop de qualificação para professores de dança da região.

Projeto Escola Vai ao Teatro - SCAR

O projeto visa manter a realização das Mostras Teatrais do tradicional Projeto Escola vai ao Teatro, com a montagem de espetáculos teatrais e também a contratação de espetáculos para apresentações públicas subsidiadas para alunos de escolas. Com 11 edições, o EVT trabalha a formação de público para o teatro e a formação de espectadores. O contato com a arte em geral, e nesse caso o teatro, é fundamental no desenvolvimento desde a infância até a fase adulta.

Orquestra Filarmônica [concertos e masterclass] - SCAR

Este projeto visa garantir as atividades de ensaios e apresentações públicas (concertos) da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, para uma temporada com a formação completa e circulação, realizar a produção de conteúdo artístico nas plataformas digitais, e qualificar profissionalmente os músicos integrantes.

Atendimento semi-intensivo 60+ - Hospital São José

Tem como objetivo proporcionar um tratamento digno e humanizado aos pacientes idosos ligados às patologias cardiovasculares, com foco na reabilitação precoce do paciente, por meio de cuidados especializados, atendimentos semi-intensivos e campanhas de incentivo à saúde cardiovascular.

Foto: Divulgação

Acolhimento e desenvolvimento - APAE Jaraguá do Sul

O projeto tem como objetivo geral promover a saúde e o desenvolvimento da criança e do adolescente com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual – DI) e/ou múltipla - DM, Transtorno do Espectro Autista – TEA e Atraso Global do Desenvolvimento - AGD, amenizando os danos causados pela suspensão dos atendimentos e isolamento social durante a pandemia. São objetivos específicos: aumentar a quantidade de atendimentos para crianças e adolescentes; ampliar a equipe de atendimento; ampliar os espaços de atendimento.

A bola da vez - Associação Jaraguaense de Basquetebol

A bola da Vez [10a edição] é um programa que visa democratizar o acesso, a iniciação e a prática esportiva de qualidade, especialmente a modalidade de basquetebol, desenvolvendo-a em 10 polos, que funcionam nas unidades escolares do município, no contra turno escolar, contribuindo assim, com o bom desenvolvimento das crianças, de forma que todos tenham a oportunidade de usufruir dos benefícios da prática esportiva de qualidade, preferencialmente em regiões de vulnerabilidade social.

Projeto Documentário Riquezas do Vale - MCB Produções

Produção de obra documental sobre a história do Vale do Itajaí e do Vale do Itapocu com cunho estético, artístico e educativo, para distribuição em Instituições de ensino do Estado. A obra resgata a história da região norte do Estado de Santa Catarina, chamado Vale Europeu, desde as populações indígenas, o processo de colonização até os tempos atuais. Imagens do Vale, das Serras, riachos, fazendas, estradas de terra preservadas pelo interior, a arquitetura alemã, de estilo enxaimel e da agricultura familiar são mescladas com entrevistas de moradores locais com o sotaque típico da região que complementam a obra. Retrata o forte potencial da indústria local que é berço de empresas e importante contexto histórico da região.