Empresas incubadas pelo programa Nascer movimentam a rotina do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

21/10/2020 - 05:10

Apesar da pandemia e dos danos na estrutura causados pelo ciclone bomba, as atividades do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, o Novale Hub, seguem a todo vapor, explica o gestor do espaço Nelson Netto, destacando que em meio ao cenário de adversidades, o centro cresceu.

São treze empresas instaladas no centro, com duas empresas âncoras: o escritório de inovação aberta da WEG e a Snowman Labs, de desenvolvimento de aplicativos.

No momento, o espaço segue com a incubação e mentoria dos três melhores projetos da primeira turma do programa Nascer e está em processo de avaliação dos projetos inscritos na segunda edição do programa de incubação que é fruto da parceria entre Fapesc, Sebrae, Cocreation Lab e o Novale Hub.

“Tivemos mais doze inscritos na segunda edição do programa Nascer e agora estamos fazendo o processo de diagnóstico com eles, para entender o perfil dos projetos e que profissional vamos buscar para realizar a mentoria”, explica Netto.

O trabalho de mentoria é voluntário, um trabalho social desenvolvido com a Fapesc – e para garantir os melhores resultados, é preciso saber qual o perfil ideal de mentor para cada projeto.

Durante cinco meses, os participantes passarão por diversas atividades por meio da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor de design da UFSC e fundador do Cocreation Lab, Luiz Salomão Ribas Gomez, além de mentorias e networking.

Depois, estarão prontos para serem incubados ou receberem investimentos.

Concluído o período de mentoria pelo programa Nascer, os melhores projetos recebem três meses de mentoria no Novale Hub.

Na primeira edição, os selecionados foram a startup Meu Porteiro, a empresa de inovação sustentável DuMEIO e a empresa de gestão de resíduos Composta Rua.

Conheça as iniciativas incubadas no Novale Hub pelo programa Nascer

Meu Porteiro

Uma startup que conecta pessoas com problemas para receber suas encomendas (correios e transportadoras) com quem pode recebê-las elas de forma segura, transparente e sem retorno de pedidos.

O objetivo da startup é facilitar e garantir o recebimento de compras online de pessoas, abrindo possibilidade de expansão desse comércio.

Projeto Couro Bioagradável

A startup DuMEIO Inovações Sustentáveis é uma empresa que nasce com forte apelo a sustentabilidade.

Neste primeiro momento, os esforços estão direcionados na consolidação do tecido ecológico, produzido a partir da celulose de Kombucha de forma totalmente amigável ao meio ambiente e livre de qualquer ingrediente de origem animal, chamado de Tecido BioAgradável.

Este couro tem aspecto e resistência muito similares ao couro animal e ao couro sintético, entretanto, com baixo impacto ambiental.

Composta Rua

O Composta Rua tem como objetivo trabalhar a gestão do resíduo orgânico através de técnicas de compostagem, atendendo a comunidade em grande escala e de maneira descentralizada e digital, facilitando o acesso a todos.

Além de representar uma economia para o gerenciamento do lixo no município, fomentar a criação de empregos e gerar um grande impacto ambiental pela redução do seu volume, o programa oferecerá benefícios ao participante, que poderão ser desde terra adubada produzida, mudas de plantas, alimentos agroecológicos e outros.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul