Estudo da Gartner, especializada em pesquisas voltadas para o mercado de TI, revelou que os investimentos com softwares corporativos irão aumentar em 11,1% neste ano. Isso impacta diretamente no crescimento das empresas desenvolvedoras e tecnologia e, consequentemente, no aumento de contratações na área. Três empresas de Florianópolis (SC), um dos maiores polos brasileiros de tecnologia, somam 82 vagas abertas — com oportunidades para a capital catarinense e São Paulo (SP).
A Softplan é uma das maiores empresas de software do Estado, contando com 1,5 mil colaboradores. Para manter um time tão grande e especializado, a empresa segue em um fluxo contínuo de contratações. Só em 2017, foram abertas 431 vagas e, no último mês, foram 54 vagas em aberto. Candidatos podem se inscrever no site da empresa.
Já a Involves, empresa desenvolvedora de tecnologia para gestão de trade marketing, é considerada uma scale-up — ou seja, tem crescimento médio superior a 20% ao ano por pelo menos três anos consecutivos. No ano passado, aumentou seu time em 55% e chegou a 140 colaboradores. Atualmente busca 21 colaboradores para incrementar o time. A HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo, está com 7 vagas abertas para Florianópolis, sede da empresa na América Latina.
De acordo com Edson Honma, diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan, atender à grande demanda de profissionais de TI nem sempre é fácil. A empresa chega, então, a buscar profissionais de diferentes estados do país e, dependendo do caso, aposta na capacitação de candidatos que têm o perfil da empresa. “Trabalhamos com a cultura da inovação, com o pensar diferente. Buscamos profissionais que tenham essa postura”, expõe. Ele recomenda, então, que profissionais da área invistam em conhecimento técnico, mas que tenham ainda um comportamento arrojado e diferenciado. “O setor exige alto conhecimento, mas também que as pessoas pensem fora da caixa, em como fazer as coisas diferente e de maneira mais ágil”, destaca. Para encontrar colaboradores com o perfil desejado o quanto antes, a empresa lançou o Programa de Estágio Future Player, envolvendo não só o cadastro, avaliação da inscrição e entrevista como também a participação de um Hackathon, no dia 12 de maio.
Em 2017, a Softplan esteve entre as 10 melhores empresas catarinenses de grande porte para se trabalhar, segundo o Great Place to Work (GPTW). A pesquisa considerou as mais bem-sucedidas estratégias de gestão de pessoas pelos departamentos de recursos humanos das empresas.
Além da atenção ao cliente e à dedicação ao desenvolvimento da tecnologia, a Involves é destaque na gestão de pessoas. Em 2017 foi eleita como a melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina pelo Great Place to Work (GPTW), além de ocupar a terceira posição no ranking nacional de tecnologia. A conquista é baseada em políticas inovadoras voltadas à qualidade de vida, motivação e integração de toda a equipe.
Algumas das práticas adotadas pela empresa em gestão de pessoas é o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR); a avaliação semestral de desempenho, chamada de Metamorfose Ambulante (em referência à música de Raul Seixas, já que Música é um dos valores da Involves); e as Cíclicas, que são reuniões trimestrais para conectar todo o time emocionalmente, desenvolvendo o espírito dos “involvidos” — como os colaboradores se chamam internamente — e alinhar os objetivos de todo o time.
“Nós oferecemos uma série de atividades para reter talentos com foco na qualidade de vida, que vão desde horários flexíveis até o incentivo do consumo de frutas e momentos de relaxamento com instrumentos musicais, jogos de tabuleiro e videogame no ambiente de trabalho”, conta Ana Paula Panichi, psicóloga da Involves.
Atualmente, a empresa conta com 21 vagas abertas — são oportunidades para desenvolvedores iOS, Java Back End, Full Stack, arquiteto de software, entre outras. Mais informações estão disponíveis em www.involves.com.br.
A HostGator apostou em um novo escritório para atrair e manter profissionais da área de TI. A empresa investiu em uma nova sede na capital catarinense, voltada para o bem-estar dos colaboradores. O escritório, que não tem paredes, para facilitar o contato entre a equipe, conta com um espaço de descompressão com jogos diversos, espaço de confraternização com churrasqueira e cozinha completa, cantinho da soneca, 3 salas de treinamento e chuveiros, entre outros atributos.