Empresas de sucesso compartilham estratégias de marketing para reter clientes em evento da Fiesc

Leonardo Zipf, presidente da Duas Rodas, falou no painel que abordou marketing e vendas, no Fórum de Líderes da FIESC / foto de FERNANDO WILLADINO

Por: Pedro Leal

10/11/2021 - 09:11 - Atualizada em: 10/11/2021 - 09:57

Reinventar a relação com o consumidor é um dos principais desafios do setor produtivo. No quarto painel do Fórum Radar Reinvenção, que a Fiesc promove nesta terça e quarta (9 e 10 de novembro), as empresas Reserva, Portobello e Duas Rodas relataram suas apostas para reter clientes. Entre as estratégias que vêm sendo adotadas pela indústria estão a agilidade em novos lançamentos, parcerias e inteligência artificial e colaborativa.

Na Duas Rodas, multinacional de Jaraguá do Sul, a palavra de ordem na companhia é “proximidade”, revelou o presidente Leonardo Zipf.

“É uma tradução simplificada de marketing, um fator primordial, que é a capacidade de apertar a mão deste cliente e aceitá-lo como um parceiro estratégico da empresa, uma parceria que tem de ser duradoura”, frisou.

“Criamos uma plataforma colaborativa para tirar percepção de tendências de produtos no médio e longo prazo. Desenvolvemos uma área de inteligência colaborativa, identificando oportunidades em 30 países, para fortalecer o nosso conhecimento”, comentou, afirmando que uma das principais características do marketing moderno é o fato de ser baseado em dados.

Cesar Gomes Junior, chairman da Portobello Grupo, falou do desafio vivido pela companhia que é a transformação em varejo.

“Vendemos soluções em revestimento. Estamos atuando com esse modelo integrado entre indústria e varejo, administrando a cadeia como um todo. Esse tem sido o nosso grande diferencial, o que nos levou a liderar o setor”, pontuou o executivo. Ele também afirmou que o ciclo do negócio mudou. Novos lançamentos ocorriam anualmente e, agora, são a cada dois meses “Queremos chegar a lançamentos mensais. Não produzimos mais para fazer estoque e estamos tendo sucesso com esse modelo”, revelou.

Gomes Junior também destacou a internacionalização da Portobello, que está instalando uma fábrica nos Estados Unidos. “Seguimos um modelo mais agressivo, extremamente desafiador, que muda a cultura e a forma de enxergar a empresa”, disse. O executivo destacou ainda que 92% das vendas ocorrem por meio dos arquitetos, uma parceria que se fortalece continuamente.

Fernando Sigal, co-fundador e diretor de Produtos da Reserva, contou a história da empresa que começou criando bermudas e atualmente tem cinco marcas, 75 lojas próprias e 43 franquias. “Quando você quer encantar um cliente ele sente isso e traz reciprocidade”, afirmou.

“Entendemos que as lojas precisam ser pontos de encontro, um lugar onde o cliente se sinta à vontade. Assim é a loja da Oficina Reserva, com barbearia, bar, um ambiente cada vez mais acolhedor”, exemplificou. Ele revelou que 95% dos fornecedores da Reserva são do Brasil e 40% estão em Santa Catarina. “Em 2022 vamos construir um hub no Vale do Itajaí, onde a troca de experiências será fundamental”, antecipou.

Cristiano Buerger, CEO da Tecnoblu, moderou o diálogo entre os painelistas.

Nesta quarta-feira (10), o Fórum segue com painéis sobre inovação e portfólio, indústria 4.0, apresentação da Escola de Negócios Fiesc e perspectivas econômicas. Para acompanhar o evento on-line, basta acessar fiesc.com.br/radar