Empresários debatem futuro tributário e transformação digital no Square SC

Divulgação/Square SC

Por: Pedro Leal

27/09/2024 - 16:09 - Atualizada em: 27/09/2024 - 16:43

Na manhã desta sexta-feira (27), cerca de 50 empresários se reuniram no Square SC para o Talk Reforma Tributária e Atualizações Empresariais, um evento que trouxe à tona discussões cruciais sobre o futuro, das empresas no Brasil. Com palestras de especialistas renomados, o encontro destacou a importância do planejamento estratégico, a transformação digital e as atualizações na reforma tributária.

A advogada Jéssika Chielle Silva, fundadora do escritório Chielle Silva Advocacia, abriu o evento com uma palestra sobre estratégias eficazes para a prevenção jurídica. “Os negócios nascem de um sonho ou necessidade e quando começam entre esses dois pilares, que são emoções, é normal que o lado racional seja deixado de lado e planos como o planejamento estratégico, que é fundamental para a evolução e manutenção saudável dos negócios, acaba sendo negligenciado deixando brechas para problemas futuros”, afirmou Jéssika. Ela enfatizou a importância do planejamento para o sucesso empresarial: “Quem planeja tem futuro, do contrário tem destino”, complementou.

Sobre a transformação digital e o mercado, o professor Antônio J. Souza, mentor do Instituto Nexxera e membro do conselho deliberativo da CDL Florianópolis, trouxe uma visão aprofundada da temática: “Em grandes corporações, os melhores gestores são ótimos conversores. Hoje, não se pode mais viver preso em processos analógicos, pois o ritmo da aceleração digital nas empresas ocorre em praticamente todos os setores”, destacou Antônio. Ele ressaltou ainda, a importância do relacionamento entre empresas e consumidores: “Cada vez mais as empresas querem ter relacionamento e interagir umas com as outras e, principalmente, com os consumidores. Cada relacionamento é um ativo precioso”, comentou o especialista.

Antônio também abordou os desafios e oportunidades da transformação digital. Entre os desafios, ele mencionou a resistência à mudança, a falta de qualificação e a concorrência acirrada. Já as oportunidades incluem novas formas de relacionamento com o cliente, automação de processos, crescimento do e-commerce e a busca por novas experiências no presencial e na omnicanalidade. “O WhatsApp vem demonstrando como uma ferramenta poderosa para fechamento de negócios”, acrescentou o professor.

Já sobre a atualização da Reforma Tributária, o advogado e Conselheiro do Tribunal Administrativo Tributário de Florianópolis, Leandro Takaki, apresentou uma análise detalhada sobre a reforma tributária. “O que era para ser algo simples foi engrandecendo com as alterações. As conversas começaram em 2019”, explicou Leandro. O especialista destacou que, nos últimos 36 anos, 443.236 normas tributárias foram editadas desde 5 de outubro de 1988, e que são necessárias 1.501 horas apenas para pagar impostos.

Leandro compartilhou os princípios da reforma tributária, que incluem simplicidade (IBS e CBS), transparência, cooperação entre estados e a defesa do meio ambiente (IS). No entanto, ele alertou que, para o prestador de serviço, a carga tributária vai aumentar.

Para fechar o Talk, o contador diretor do Grupo Pejota, Michel Bueno, encerrou o evento com uma reflexão sobre a última reforma tributária, que ocorreu há 56 anos. Ele enfatizou a necessidade de atualização e adaptação às novas regulamentações para garantir a competitividade e sustentabilidade das empresas no cenário atual.

Site: https://www.squaresc.com.br

Instagram: @square.sc

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).