Empresário demite mais de 900 funcionários em reunião pelo Zoom

Por: Pedro Leal

07/12/2021 - 11:12 - Atualizada em: 07/12/2021 - 11:19

Uma reunião de apenas três minutos pela plataforma Zoom arruinou o dia de mais de 900 funcionários de uma empresa nos EUA: o CEO da empresa norte-americana de hipotecas Better.com, Vishal Garg, anunciou na quarta-feira (1º) a demissão de cerca de 9% de sua equipe em uma videoconferência por Zoom, segundo informou a CNN. Os profissionais foram dispensados pouco antes do período de férias.

As informações são do Canal Tech.

“Se você está nesta chamada, você faz parte do grupo azarado que foi demitido”, disse Garg em uma gravação da ligação vista pela CNN. “Seu emprego aqui é encerrado imediatamente”, afirmou, complementando que o setor de recursos humanos iria enviar um e-mail detalhando benefícios e indenizações.

Garg justificou a demissão citando a eficiência do mercado, o desempenho e a produtividade dos profissionais. Mas segundo a revista Fortune, o CEO acusou os funcionários de “roubar” seus colegas e clientes por serem improdutivos e trabalharem apenas duas horas por dia.

O executivo teria mencionado na ligação: “É a segunda vez na minha carreira que faço isso e não quero fazer isso. A última vez que fiz isso, chorei.” No entanto, relatos dizem que Garg ficou quieto e sem emoção enquanto falava.

O chefe de finanças da Better.com, Kevin Ryan, disse à CNN que realizar demissões “é uma pena, especialmente nesta época do ano. No entanto, um balanço forte como uma fortaleza e uma força de trabalho reduzida e focada nos prepararam para jogar no ataque ao entrar em um mercado de terrenos radicalmente em evolução.”

No ano passado, Garg também foi notícia por seu mau comportamento. Segundo a Forbes, ele teria enviado um e-mail a funcionários dizendo: “Vocês são muito LENTOS. Vocês são um bando de GOLFINHOS BURROS… ENTÃO PAREM COM ISSO. PAREM. PAREM COM ISSO AGORA. VOCÊS ESTÃO ME ENVERGONHANDO”, escreveu.