Empresária catarinense é destaque entre premiados pela Ordem do Mérito Industrial da Fiesc

Daniela Tombini é a única mulher entre os homenageados deste ano | Foto: Claudia Xavier

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/06/2022 - 16:06 - Atualizada em: 27/06/2022 - 16:28

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina ( Fiesc) realizou nesta sexta-feira (24), a entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina 2022. O evento foi realizado na sede da Fiesc, em Florianópolis.

A Ordem do Mérito Industrial de SC foi instituída pela Fiesc, no ano de 2000 para reconhecer personalidades e instituições que atuam na promoção do desenvolvimento da indústria catarinense. São concedidas, no máximo, cinco distinções por ano.

Em 2022, cinco empresários catarinenses foram condecorados com a honraria: Antônio Deoclesio Pavei (Criciúma), Eduardo Ernesto Zortéa (Campos Novos), Felipe Hansen (Joinville), Walter Osli Koerich (Florianópolis) e Daniela Tombini (Caçador).

Na solenidade ocorreu também a entrega da Ordem do Mérito Industrial da CNI ao empresário do grupo Portobello, de Tijucas, Cesar Gomes Junior. Criada em 1958, a Ordem do Mérito da CNI até hoje homenageou 30 industriais catarinenses.

Durante a cerimônia, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou a importância da indústria para a economia, geração de renda e empregos, e para a qualidade de vida da população catarinense.

“Diariamente estes industriais depositam toda a sua energia para construir um futuro melhor para suas empresas e para todas as famílias que delas dependem. Hoje fazemos a justa e necessária distinção às pessoas que fazem a indústria ser o motor da economia catarinense”.

Única mulher entre os homenageados deste ano

Única mulher entre os homenageados de 2022, Daniela Tombini consagra-se como a primeira mulher a discursar, em nome dos demais comtemplados, na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina.

Com criatividade e espírito empreendedor, Daniela Tombini iniciou a vida profissional de forma surpreendente. Em 1992, percebeu a possibilidade de abrir um novo negócio após ganhar de presente um chinelo. Foi então que iniciou a confecção de chinelos artesanais produzidos em casa.

Em pouco tempo, o negócio cresceu e em dezembro de 1993, fundou a empresa que leva seu nome, sediada na cidade de Caçador. Pioneira, foi a primeira no Brasil a confeccionar chinelos laváveis à máquina e com solado antiderrapante. Para lançar a novidade foi preciso desenvolver um tecido apropriado para a fabricação, o que levou a novas ideias, como a confecção de robes.

Em 1999, a empresa começou a produzir coleções, e em 2000 foi lançado o primeiro catálogo. Em 2001, com 80 colaboradores, inaugurou um novo parque fabril, mais moderno e funcional, com 7.500 m² de área construída. Entre os marcos está o chinelo confeccionado para o Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil.

Atualmente, além dos chinelos atoalhados, a indústria produz robes, pijamas, moda íntima, moda casual, fitness e tem como mote ‘vestir a mulher 24 horas por dia’, com uma produção de 900 referências em cada coleção.

A empresa conta com mais de 300 colaboradores diretos e os produtos são vendidos em todo o país por uma rede de representantes. A marca possui seis lojas-conceito na região sul. É considerada uma das melhores empresas para trabalhar, de acordo com pesquisa Great Place to Work, consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados, certificando e reconhecendo os melhores ambientes de trabalho em 90 países ao redor do mundo.

Daniela Tombini tem reconhecida atuação em projetos sociais da comunidade. No início da pandemia mobilizou um grupo de voluntários para a confecção de EPIs. No total foram doados mais de 10 mil jalecos e 40 mil máscaras para entidades de Caçador e região.

Essa trajetória de determinação, superação e pioneirismo fez a empresária chegar longe, consagrando-se como a quarta mulher na história a receber a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina.

“Esse empreendedorismo que começou na cidade de Caçador fazendo apenas um chinelo e que ao longo dos anos cresceu de uma forma que nunca imaginei, mostra a força que temos dentro de nós e mostra que podemos realizar sonhos e coisas que nem imaginamos. Receber a Ordem do Mérito Industrial é o reconhecimento de um trabalho, de toda uma história de vida e isso me deixa emocionada e me dá ainda mais garra para seguir em frente”.

Foto: Claudia Xavier

Mérito Sindical 2022

Durante a solenidade, ocorreu também a entrega do Mérito Sindical 2022, homenagem que reconhece sindicatos por tempo de filiação à Fiesc:

Em 2022, os agraciados foram:

– Diamante 50 Anos de Filiação
Sindusmobil Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul
Sindimet Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Joinville
Sigraf Sindicato das Indústrias Gráficas de Joinville
Simovale Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai

– Prata 30 Anos de Filiação
Siecesc Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina

– Bronze 25 Anos de Filiação
Sindivest Sindicato das Indústrias do Vestuário, Fiação, Tecelagem, Calçados e Couro do Alto Uruguai Catarinense
Sindipan Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria, Produtos de Cacau, Balas, Massas Alimentícias, Biscoitos, Doces e Conservas Alimentícias de Concórdia
SIMC Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Concórdia
Sinduscon Amai Sindicato da Indústria da Construção Civil da Amai
Sindimec Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região do Alto Uruguai Catarinense
Sindimassas Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos do Sul Catarinense
Sindialimentação Sindicato das Indústrias de Alimentação do Extremo-Oeste Catarinense

Foto: Claudia Xavier