A Bunge Alimentos, multinacional holandesa sediada em Gaspar, no Vale do Itajaí, foi eleita a maior empresa da região Sul do Brasil. Após ocupar a segunda colocação no último levantamento, a empresa assumiu a liderança do mais novo ranking "500 Maiores do Sul", publicado anualmente pelo Grupo Amanhã em parceria com a PwC, referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial.

 

A vice-líder do ranking também é de Santa Catarina, a BRF, fixada em Concórdia, no Oeste do estado. O top 10 ainda conta com mais duas representantes catarinenses: WEG (5ª), de Jaraguá do Sul, e a Engie Brasil (9ª), de Florianópolis. Entre as 500 maiores empresas do Sul do país, 125 estão sediadas em solo catarinense. O Rio Grande do Sul possui 189, enquanto o Paraná, tem 186.

Baseada nas demonstrações contábeis relativas ao ano de 2018, a lista destaca as empresas com os melhores resultados em vendas, lucro e patrimônio, que são os três componentes que formam o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), o principal indicador do levantamento.

Empresas catarinenses mais bem colocadas no ranking

1) Bunge Alimentos (Gaspar)
2) BRF (Concórdia)
5) WEG (Jaraguá do Sul)
9) Engie Brasil (Florianópolis)
20) Coopercentral Aurora (Chapecó)
21) Celesc (Florianópolis)
22) Eletrosul (Florianópolis)
23) Whirlpool (Joinville)
26) Tupy S/A (Joinville)
42) Cooperativa Agroindustrial Alfa (Chapecó)
46) Tigre (Joinville)
47) Raízen Mime Combustíveis (Jaraguá do Sul)
55) Hering (Blumenau)

Quer receber as notícias no WhatsApp?