A multinacional joinvilense Tupy, no Norte de Santa Catarina, concluiu a revisão de um acordo para a aquisição das operações de componentes estruturais em ferro fundido do Brasil e de Portugal da empresa Teksid Spa, subsidiária da Stellantis.

O preço da operação é de 67,5 milhões de euros - cerca de R$ 400 milhões na cotação atual.

A aquisição da Teksid Spa foi anunciada há quase dois anos, no final de 2019. Desde então passou por revisão e comentários de autoridades nos EUA, e para atender às exigências americanas, a Tupy optou por comprar os ativos com maior alinhamento estratégico.

As plantas da Teksid Spa no México, China e Polônia, e suas estruturas administrativas localizadas na Itália e nos Estados Unidos ficaram fora do negócio.

“A conclusão desta negociação é um passo muito importante para a Tupy e estamos contentes com o potencial de sinergias entre as empresas. A transação faz parte da estratégia de crescimento global da companhia e amplia a capacidade para produção de blocos e cabeçotes direcionados a bens de capital” diz Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy, em comunicado.

A transação foi aprovada pelo Conselho de Administração da Companhia e a conclusão da operação deve ocorrer no quarto trimestre de 2021.