Empresa incubada no Jaraguatec tem como foco a segurança de dados nas redes

Por: Pedro Leal

10/12/2019 - 05:12

A segurança da informação tem sido cada vez mais importante. Isso porque as violações de de rede e malwares podem paralisar sistemas, roubar dados e trazer impactos desastrosos para empresas e bancos de dados públicos.

Pensando em atender estas demandas, em 2017, o técnico de redes Andrews Roberto da Silva, de Jaraguá do Sul, mudou o foco de sua empresa, a Uptime, para o desenvolvimento de soluções para segurança de redes.

Desde 2010, a empresa trabalhava primariamente com manutenção de computadores.

“Eu fazia algumas instalações e configurações de segurança para meus clientes e vi um aumento na demanda por este tipo de serviço, o que me levou a mudar o foco depois de personalizar algumas ferramentas open code para atender este mercado”, diz.

O empreendedor, então, procurou o Jaraguatec, a incubadora tecnológica mantida pela Católica de Santa Catarina.

A mudança de foco veio em um momento de tensão para o mercado de segurança de redes. Em maio de 2017, mais de 230 mil sistemas foram infectados pelo ransomware “Wannacry”, em um ataque sem precedentes que prejudicou organizações como a Telefónica e o Serviço Nacional de Saúde britânico, juntamente com outras operadoras de telecomunicações, empresas de transportes, organizações governamentais, bancos e universidades.

Serviço personalizado

A empresa presta serviços tanto para a segurança externa do sistema de dados – através de firewalls, filtros de spam e anti-vírus – quanto a parte interna, com manutenção dos sistemas e criação de Backups.

“Tudo isto é feito através de software livre, que permite uma personalização maior para as demandas do cliente e garante maior segurança para o sistema, já que é um código próprio”, explica.

Andrews destaca que é importante manter várias bases de backup. “Nós fazemos um backup local, um mantido em um servidor ao qual o computador não tem acesso no caso de algum problema, outro backup offline, o que o torna à prova de invasões, e caso o cliente queira, um backup em nuvem”, explica.

A empresa também faz a configuração de Redes Pivadas Virtuais (VPNs), rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública, para facilitar o trabalho remoto nas empresas.

“Antigamente, o que se fazia era abrir uma porta de acesso remota diretamente para o servidor da empresa, o que a deixava altamente vulnerável. Hoje, se faz um VPN e o funcionário trabalha de casa com segurança”, diz.