A empresa de tecnologia da informação Gateware, de Curitiba, está com 30 vagas abertas para contratação, sendo boa parte delas para desenvolvedores, cientistas e analistas de dados.

As vagas se destinam a trabalhos dentro da própria empresa e também para a alocação de profissionais em grandes empresas de todo o Brasil, como a ABinBev.

O número de vagas reflete a retomada do crescimento no setor. Mesmo com a pandemia, a empresa já realizou 27 contratações apenas em 2020.

Até o final do ano, o número de deverá superar o total de 2019, quando 32 novos colaboradores foram contratados.

Atualmente, 56 pessoas trabalham na Gateware.

A Gateware realiza o processo de alocação de profissionais de tecnologia em grandes empresas de acordo com suas demandas. É comum a contratação de colaboradores para projetos específicos por tempo determinado, com possibilidade de flexibilização.

Segundo a gerente da Recursos Humanos da empresa, Patrícia Ruppel, as áreas de desenvolvimento de aplicativos e de ciências de dados já apresentavam uma tendência de crescimento desde 2019.

"Com a pandemia, houve um susto e uma redução no ritmo das contratações, mas a partir de julho esse ritmo voltou a acelerar e agora está retornando à normalidade. A necessidade de ter bons desenvolvedores e de trabalhar com dados de maneira assertiva cresceu durante o período. São áreas em expansão constante e que mudam rapidamente, então exigem profissionais capacitados e que se atualizem. Por isso, são muito valorizados no mercado", explica.

Além de todas as qualificações técnicas, uma das principais demandas por parte das empresas tem sido as questões comportamentais, também chamadas de soft skills.

Para Patrícia, é importante que o profissional tenha competências como a resiliência, proatividade, adaptabilidade e capacidade de realizar mudanças e desafios, além do autoconhecimento sobre as suas características e capacidades profissionais.

"Às vezes pode haver mais dificuldades para encontrar profissionais com essas características do que apenas com as capacidades técnicas. E essas habilidades são muito esperadas pelas empresas", reitera.

Confira as oportunidades aqui.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul