Empresa de TI de Blumenau está com 50 vagas de emprego em aberto

Foto Arquivo OCP News

Por: Giulia Venutti

24/07/2019 - 18:07

Você sabia que ao menos metade das 70 mil vagas de emprego que devem ser criadas por ano na área de tecnologia da informação (TI) não devem ser preenchidas até 2024? Isso ocorre mesmo com o país enfrentando um alto índice de desemprego, com mais de 13,4 milhões de brasileiros aguardando por uma colocação no mercado de trabalho, conforme dados do IBGE.

Embora o estado de Santa Catarina seja considerado referência nacional em TI, a SCI Sistemas Contábeis de Blumenau está sentindo na pele a carência de mão de obra qualificada para trabalhar na área. No momento, a empresa está com 50 vagas disponíveis na cidade e mais de 100 em outros escritórios pelo país.

Na expectativa de preenchê-las, a SCI oferece, durante as férias letivas de julho e dezembro, cursos profissionalizantes gratuitos – os chamados Cursos de Férias. A qualificação é destinada a estudantes de graduação ou técnicos em ciências contábeis, administração, desenvolvimento de software, ciências da computação e sistemas da informação.

O objetivo é capacitar os alunos em áreas como folha de pagamento, escrita fiscal e programação e, posteriormente, oferecer-lhes programas de estágio, rapidamente transformados em contratações efetivas, sempre de acordo com o desempenho do profissional.

Além da falta de mão de obra qualificada, novas empresas do ramo não param de surgir. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), duas mil empresas de tecnologia foram criadas no país entre janeiro e abril deste ano. A expectativa é de que outras três mil sejam abertas até dezembro.

Ampliação da sede e maior demanda

As necessidades da SCI Sistemas Contábeis ficarão ainda maiores neste segundo semestre de 2019. Isto porque a empresa irá inaugurar, já nos próximos meses, a ampliação de sua sede no bairro Bom Retiro, em Blumenau, resultando em cerca de 300 novas vagas de emprego nos próximos anos.

Quer receber as notícias no WhatsApp?