A Duas Rodas, multinacional jaraguaense produtora de aromas, extratos botânicos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, registrou um aumento de 17% no faturamento no 1º quadrimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Vendas nos mercados nacional e internacional e o uso de tecnologias, como a inteligência artificial, foram os principais responsáveis pelo crescimento da empresa de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que conta com mais de 10 mil clientes espalhados por 70 países das Américas, Europa e Ásia.
O presidente da empresa, Leonardo Fausto Zipf, afirma que o bom desempenho apresentado é fruto de muito comprometimento dos profissionais da Duas Rodas, um crescimento significativo no mercado externo e, principalmente, do uso eficiente da tecnologia. A transformação digital e a criação de sua própria inteligência artificial permitiram à empresa dar um salto de crescimento significativo. Em 2023, a empresa faturou mais de R$ 1,6 bilhão, sendo que 23% deste resultado vieram de produtos do portfólio de inovação.
“Temos um compromisso muito forte com nossos clientes e, por isso, usamos a tecnologia e toda nossa expertise para colaborar com o desenvolvimento de produtos inovadores”, afirma Zipf.
A empresa catarinense criou sua própria inteligência artificial, a plataforma DRICA (Duas Rodas Inteligência Artificial Cognitiva), que está permitindo uma atuação muito mais eficiente. Na empresa, quatro processos são apoiados pela inteligência artificial com algoritmos próprios. São eles: projetos de clientes, pesquisa e desenvolvimento, forecast (predição) de vendas e inteligência de mercado. O que tem possibilitado à Duas Rodas reduzir estoques, ampliar capacidade produtiva em diversas linhas e também elevar cada vez mais a satisfação de seus clientes.
“Com todo o nosso conhecimento de quase um século neste segmento aliado à DRICA conseguimos prever qual deve ser o giro dos nossos produtos para atender à demanda dos clientes. O que gera agilidade na entrega e maior satisfação dos nossos clientes, porque eles podem comprar conforme a necessidade sem ter que manter estoques”, explica o executivo. Além disso, Zipf destaca que o desempenho no mercado alemão, com a aquisição da empresa tropextrakt Gmbh, em janeiro deste ano, tem sido melhor que o previsto. “Estamos muito felizes com nosso resultado na Alemanha. Acreditamos que em quatro anos vamos conseguir bater a meta que havíamos estipulado para 10 anos, o que demonstra que estamos no caminho certo”, diz.