A multinacional jaraguaense Duas Rodas, maior fabricante de aromas, essências, extratos e outros insumos para a indústria de alimentos e bebidas do país, foi eleita como uma das cinco empresas mais inovadoras do seu segmento no Prêmio Valor Inovação 2024, do jornal Valor Econômico.
Este é o nono ano consecutivo que a empresa catarinense é destaque no ranking que avalia as melhores práticas de gestão em inovação e seus resultados em diferentes setores da economia.
Em sua 10ª edição, o Prêmio Valor Inovação, realizado em parceria do jornal com a Strategy& – consultoria da PwC, tornou-se a maior referência nacional no tema.
A edição deste ano, que apontou as organizações mais inovadoras em seus setores e o ranking das 150 com as melhores práticas de inovação do Brasil, está marcada por um olhar renovado para o futuro. A metodologia considerou novos aspectos e foi organizada em quatro pilares: planejamento, execução, resultados e reconhecimento –, reforçando ainda mais a capacidade das organizações de garantir a inovação em meio a crescentes expectativas sobre sustentabilidade e a adoção de tecnologias disruptivas (como a inteligência artificial generativa).
O reconhecimento é fruto de um trabalho que começou na sua fundação há quase 100 anos.
“A inovação é um dos motores no nosso crescimento desde nossa fundação, em 1925. Em 2023, 23% do nosso faturamento veio de produtos desenvolvidos nos últimos anos por nosso time de inovação. Ser uma empresa inovadora por essência também é vital no segmento no qual estamos inseridos. A Duas Rodas é a líder no mercado latino-americano de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Trata-se de um setor extremamente dinâmico, movido a novidades e pela busca de produtos que combinam o prazer do sabor à saudabilidade e ao bem-estar do consumidor”, afirma Leonardo Fausto Zipf, presidente da empresa.
Inovação
Comprometida não só com seu crescimento, mas também com o desenvolvimento da indústria como um todo, a Duas Rodas investe pelo menos 5% de sua receita líquida para a área de inovação todos os anos. O valor investido em 2023 foi 26% maior que o ano anterior e, para este ano, a previsão é que seja 40% maior. A empresa investirá 211 milhões de reais em inovação e tecnologia no período entre 2023 e 2025.
A Duas Rodas acredita no potencial da co-criação e da inovação compartilhada com seus clientes, com os quais desenvolve e analisa aproximadamente 2,5 mil projetos de inovação mensalmente. Também possui parcerias com os principais centros de ensino e pesquisa do Brasil, tais como USP, Unicamp, UFSC, UFSM e Embrapa, e do mundo, como Fraunhofer, da Alemanha, SciSigma, da India, etc.
A empresa criou sua própria inteligência artificial, a plataforma DRICA (Duas Rodas Inteligência Artificial Cognitiva Aumentada), que está permitindo uma atuação muito mais eficiente.
Na empresa, quatro processos são apoiados pela inteligência artificial com algoritmos próprios. São eles: projetos de clientes, pesquisa e desenvolvimento, forecast (predição) de vendas e inteligência de mercado. O que tem possibilitado à Duas Rodas reduzir estoques, ampliar capacidade produtiva em diversas linhas e também elevar cada vez mais a satisfação de seus clientes.
“Com todo o nosso conhecimento de quase um século neste segmento aliado à DRICA conseguimos prever qual deve ser o giro dos nossos produtos para atender à demanda dos clientes. O que gera agilidade na entrega e maior satisfação dos nossos clientes, porque eles podem comprar conforme a necessidade sem ter que manter estoques”, explica o executivo.
Além disso, Zipf destaca que o desempenho no mercado alemão, com a aquisição da empresa tropextrakt GmbH, em janeiro deste ano, tem sido melhor que o previsto.
“Estamos muito felizes com nosso resultado na Alemanha. Acreditamos que em quatro anos vamos conseguir bater a meta que havíamos estipulado para 10 anos, o que demonstra que estamos no caminho certo”, diz. Com isso, a empresa apresenta um crescimento sólido de 15% em média nos últimos cinco anos. Em 2023, a empresa faturou mais de 1,6 bilhão de reais e no primeiro semestre deste ano já obteve uma expansão de 18% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Sobre a Duas Rodas
A Duas Rodas, fundada em 1925, em Jaraguá do Sul (SC) pelo casal alemão Hildegard e Rudolph Hufenüssler, é uma das maiores fabricantes de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Líder em vários segmentos no Brasil e América Latina, está presente com seus sabores, texturas e cores na maior parte dos alimentos consumidos pela população brasileira.
Com sede em Santa Catarina, tem seis fábricas, sendo três no Brasil e três em outros países da América Latina (México, Chile e Colômbia), seis centros de P&D, além de escritórios comerciais nos Estados Unidos e China. No início de 2024 anunciou a compra a empresa Tropextrakt, da Alemanha, para ampliar ainda mais sua atuação na Europa.
Emprega cerca de 1.700 pessoas e produz mais de três mil itens divididos em três mercados: Flavors (aromas, extratos botânicos, condimentos e aditivos, além de soluções integradas), Food Service (onde atua com as marcas Selecta, Specialitá e Mix na fabricação de ingredientes para sorvetes, chocolates e confeitaria) e Animal Nutrition (ingredientes para nutrição animal, com a marca Statera).
A empresa conta com um time de mais de 200 profissionais, entre engenheiros e técnicos altamente especializados, que desenvolvem soluções proprietárias tanto para o processo produtivo quanto para a criação de novos produtos, muitas vezes em parceria com clientes.
Entre as principais tecnologias usadas para inovação estão a inteligência artificial e big data – ambas como ferramentas para melhorar eficiência e para monitorar o comportamento dos consumidores.