A Way2, uma empresa sediada em Florianópolis, líder nacional em software para gestão do setor elétrico, foi adquirida pela 2W Energia, de São Paulo, por R$ 79 milhões, num dos maiores negócios do segmento nos últimos anos.

Criada no centro de inovação Acate Primavera, a empresa com 16 anos de atuação, fornece tecnologia para 70% do mercado de distribuição e também cerca de 70% do mercado de geração de energia.

Na negociação, a Way2 segue com a mesma diretoria, gestão independente e, projetada para ampliar investimentos em desenvolvimento de sistemas para o setor elétrico, como informa o CEO Ricardo Grassmann.

“A gente precisava capitalizar a empresa para crescer mais rápido. Precisávamos de um parceiro estratégico. A 2W está crescendo muito e está olhando para o mercado de varejo, para o futuro”, explica Grassmann, engenheiro eletricista graduado pela Escola de Engenharia Mauá, de São Paulo.

Grassmann fundou a Way2 em 2005 com mais quatro sócios. Ele, Danilo Barbosa e Alex Mariano estão na gestão da empresa e todos seguem como acionistas.

Atualmente, são pouco mais de 100 colaboradores e mais pessoas estão sendo contratadas, incluindo engenheiros eletricistas, desenvolvedores de sistemas e outros profissionais para a área de tecnologia.

A 2W Energia atua somente com energia renovável e no mercado livre e tem planos de instalar 2 GW em parques eólicos e solares no Brasil. No ano passado, chegou a apresentar plano para IPO (oferta inicial de ações) na B3, a bolsa brasileira, mas decidiu postergar em função da pandemia.