Jaraguá do Sul voltou a ter destaque na última quarta-feira (21), com a assinatura do certificado da primeira empresa a ser aberta no Estado através do programa SC Bem Mais Simples, voltado para simplificar a tramitação de empresas de baixo risco.

"É uma iniciativa bem legal para a abertura de empresas e para o desenvolvimento do estado", avalia o programador Renaldo José Viola Junior, o primeiro empreendedor contemplado no programa.

Sua empresa, a Rocket Lab, empresa que presta serviços de customização de sistemas de software para empresas no setor de tecnologias de informação, para correção de bugs e outros problemas antes de chegar ao cliente final, agora deve se instalar na Incubadora Tecnológica da Católica de Santa Catarina, o JaraguaTec.

"Futuramente, quando estiver mais bem estabelecido, é questão de se mover para o Centro de Inovação, mas antes tenho fazer nome e demonstrar que sou viável", conta.

O empresário destaca que este tipo de serviço é fundamental para empresas no setor de TI. "Todo sistema tem erros, mas quando se tem erros demais, ou erros em processos que já são antigos no sistema, temos um problema grave, e é nisso que eu trabalho para corrigir", explica.

O processo

Viola entregou a declaração e deu início ao processo de abertura da empresa na sexta-feira, dia 16, logo após o feriado.

No dia, foi informado que veriam se era possível enquadrar a empresa no programa, e que havia empresas cujo processo de abertura já se estendia há mais de um mês. Na quarta-feira seguinte (21), estava em Florianópolis assinando o certificado.

A agilidade no processo pegou Viola de surpresa. "Eu nem tinha logo,cartão, site pronto, estava ainda preparando tudo isso quando me chamaram para assinar o certificado", conta.

O programa SC Bem Mais Simples foi instituído pela lei 17.071,e funciona por meio do Enquadramento Empresarial Simplificado (EES).

A abertura de empresas de baixo potencial poluidor e baixo risco sanitário é feita de forma simplificada, com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?