Jaraguá do Sul deu um novo passo para consolidar-se como referência em inovação em Santa Catarina. Na manhã desta quarta-feira (13), no Centro de Inovação Novale, aconteceu a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Inovação (CMI) e a eleição da mesa diretora que conduzirá os trabalhos pelos próximos anos.
O presidente Thiago Sarmanho deu início à cerimônia de posse dos conselheiros nomeados pela Portaria nº 1665/2025, que terão mandato entre 2025 e 2027. Os membros empossados assumiram publicamente o compromisso de cumprir as atribuições previstas em lei, em conformidade com a Lei Municipal nº 7.740/2018, fortalecendo o papel do Conselho como instância representativa e participativa do ecossistema de inovação.
CNI mantém previsão de alta do PIB em 2,3% mesmo com tarifaço dos EUA
Durante a sessão, também foi reativado o Comitê de Planejamento do Ecossistema de Inovação (CPE), que terá a missão de acompanhar e propor ações estratégicas para impulsionar o ambiente de tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade da cidade.
Confira as 1.398 vagas de emprego disponíveis neste início de semana em Jaraguá do Sul
Entre os destaques do encontro, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anselmo Ramos, apresentou o Plano Municipal de Eletromobilidade, alinhado ao compromisso de tornar Jaraguá do Sul uma cidade Carbono Neutro até 2076. A proposta prevê incentivos à adoção de veículos elétricos, estruturação de eletropostos públicos e privados e substituição gradual da frota municipal por veículos limpos.
Outro ponto em pauta foi o avanço do Sandbox 2.0, marco legal que moderniza o ambiente regulatório para testes de novos negócios e tecnologias. A medida busca garantir mais objetividade, transparência e desburocratização para empresas que desejam inovar em setores regulados.
Ainda foram discutidos o fortalecimento do WEMOB Innovation Lab, ligado à WEG, e a renovação do contrato de gestão do Novale Hub, entidade que administra o Centro de Inovação.
“Jaraguá do Sul traz na sua história a inovação como atributo fundamental no seu desenvolvimento. O CMI contribui com a conexão entre poder público, setor empresarial, universidades e sociedade civil para o fortalecimento sustentável do nosso ecossistema de inovação”, destacou o presidente do Conselho, Thiago Sarmanho.
O calendário de reuniões ordinárias do CMI seguirá trimestralmente, sempre na última quinta-feira do mês. A próxima sessão já está marcada para 27 de novembro.