As estratégias e ferramentas que a indústria de Santa Catarina precisa para iniciar ou alavancar a internacionalização estão na plataforma online que a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) lançou em reunião virtual, nesta quarta-feira (21).

Considerada um trabalho em andamento, a plataforma já conta com um conjunto vasto de ferramentas e informações para empresas - e deve receber mais funcionalidades conforme o programa de internacionalização da entidade se desenvolve com a prática.

Trata-se de um espaço que vai atender da micro empresa à companhia transnacional, com um conjunto de informações e ferramentas sobre o comércio internacional e as oportunidades que ele oferece para tornar empresas de todos portes mais competitivas.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, observa que a internacionalização é um dos pilares da gestão ao lado de infraestrutura, inovação e inclusão.

“O lançamento da plataforma consolida nosso programa de internacionalização, o International Competitiveness (Intercomp), que levamos a todo o estado mobilizando empresas para o mercado internacional. Esse novo ambiente virtual conecta companhias a um conjunto de ferramentas e serviços e reúne tudo o que o empresário precisa para internacionalizar-se, com a vantagem de que pode ser acessado de qualquer lugar, sempre com o suporte de uma equipe de especialistas”, explica

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, explica que a plataforma foi construída com base no princípio chamado “janela única” em que o empreendedor encontra tudo o que precisa em um só lugar.

“Ela chega num momento importante e vai se tornar um instrumento de excelente cooperação com o empresário. É um ambiente de conectividade para interagir no conceito mais amplo do que é internacionalização, buscando sempre a competitividade, que é o nosso mantra”, afirma.

Apoio para todos

Ela ressalta que a plataforma atende tanto o industrial que ainda não teve contato com o mercado internacional e precisa de orientação sobre os passos iniciais, quanto empresas que já atuam no comércio exterior, mas desejam expandir os negócios.

Todos os serviços, capacitações e o atendimento personalizado que a FIESC já oferece à indústria na área internacional estão à disposição dos empresários e dos profissionais de comércio exterior de forma on-line.

Além disso, as empresas vão contar com novidades, como o Business Advisor, um serviço que auxilia a indústria a entender as normas técnicas exigidas por determinados países.

Na plataforma, o empreendedor também encontra diversas ferramentas. Entre elas, o Internacionalize Agora, que é gratuita e intuitiva, e mostra em 11 passos tudo o que uma empresa precisa saber para exportar, importar e estabelecer parcerias estratégicas.

Outra é a avaliação de maturidade que possibilita a empresa obter um diagnóstico que vai mostrar em que estágio ela se encontra em relação à internacionalização.

Com o diagnóstico em mãos, o empresário pode formular um plano de ação, considerando as melhorias necessárias para a atuação internacional com segurança.

Além disso, tem os estudos de inteligência comercial que mostram onde estão as oportunidades no comércio internacional e os nichos de atuação.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul