Em reunião com o governo do estado, Whirlpool anuncia investimentos em Joinville

Por: Pedro Leal

21/07/2021 - 09:07 - Atualizada em: 21/07/2021 - 09:42

Durante reunião com o Governo de Santa Catarina, a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, anunciou investimentos de mais de R$ 240 milhões no Brasil, que vão gerar cerca de 3 mil empregos. Desse valor, uma parte expressiva será usada para ampliar a capacidade produtiva e modernizar a unidade de Joinville.

“Receber uma notícia maravilhosa destas, de uma empresa tão relevante no mercado nacional e internacional, nos deixa muito animados. Aumento de capacidade e produção significam investimentos, empregos e mais oportunidades. Enfrentamos um momento desafiador e este investimento representa a confiança do empreendedor no estado e um comprometimento da empresa com Santa Catarina. Não tenho dúvidas de que caminhamos, cada vez mais fortalecidos, para o fim da pandemia”, destacou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Atualmente, a unidade de Joinville, a mais antiga da companhia no Brasil, conta com o maior Centro de Tecnologia de Refrigeração da Whirlpool no mundo para o desenvolvimento de tecnologias e produtos, a partir de tendências e constante evolução do setor. Desde 1981, a empresa mantém uma parceria com a UFSC, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de pesquisas, gerar conhecimento e atrair talentos para a criação de produtos mais competitivos e diferenciados.

Para a secretária executiva de Assuntos Internacionais (SAI), Daniella Abreu, o apoio à Whirlpool e outras multinacionais que investem em Santa Catarina é fundamental para manter os investidores interessados no nosso Estado. “Temos feitos inúmeras reuniões para entender as demandas dessas empresas, através do nosso programa de atração de investimentos e incentivos a novos negócios para Santa Catarina. Juntamente às secretarias, trabalhamos para resolver as questões apontadas, melhorando o ambiente de negócios e tornando o estado mais competitivo.”

Os investimentos fazem parte da estratégia da companhia de reafirmar a liderança do mercado local, ampliar e fortalecer a participação da empresa na região latino-america. Os recursos são adicionais ao montante do faturamento investido anualmente pela empresa em inovação e desenvolvimento de produtos.

Geração de empregos

Com os novos investimentos, a Whirlpool vai gerar cerca de 3 mil novos empregos diretos e indiretos no país. O número representa um acréscimo de aproximadamente 25% no número de colaboradores atuais da companhia. Em Joinville, novas contratações estão previstas para acontecer ao longo desse ano e começo de 2022.

Para o CEO Latam da Whirlpool, João Carlos Brega, com a completa imunização da população brasileira e o fim da crise sanitária, a volta do emprego e da renda devem ganhar força no ano que vem.

“Todos os indicadores apontam para alta do PIB global. Naturalmente, a consequência é o retorno da confiança do consumidor e, com isso, a retomada da economia e do crescimento do nosso país.”