Jaraguaenses passando pelo Centro nesta quinta-feira (13) se depararam com a concretização de uma notícia dada na semana passada: o fechamento das lojas da rede Ricardo Eletro, anunciada pelo grupo Máquina de Vendas no dia 7 deste mês.
Passando por problemas na justiça e queda nas vendas, o grupo entrou em recuperação judicial no começo deste mês. Com vendas em queda, o grupo acumula dívidas que somam mais de R$ 4 bilhões com credores como Itaú, Bradesco, Santander e Whirlpool.
“A Máquina de Vendas entende que está no caminho certo e vê a recuperação judicial como um momento transitório na jornada de reconstrução do seu negócio”, diz a empresa, em nota publicada pelo UOL na última semana.
Na loja da rede no Centro de Jaraguá do Sul, de portas fechadas, um aviso aos clientes informava para entrarem em contato via telefone ou WhatsApp para resolver pendências de pagamentos ou segunda via de parcelas.
Novo modelo de negócio
Segundo o UOL, o presidente da companhia, Pedro Bianchi, informou que todas as lojas foram fechadas e que a varejista irá se concentrar em um novo modelo de negócio, baseado numa rede virtual de parceiros e colaboradores.
“Estamos tomando uma decisão corajosa e histórica e vamos fechar todas as lojas físicas e fazer um novo modelo de negócios, vamos democratizar as vendas pela internet”, disse Bianchi.
No novo modelo, totalmente virtual, a Ricardo Eletro espera atrair parceiros e colaboradores, sejam pessoas físicas ou varejistas, para vender seus produtos em canais próprios de internet ou da varejista.
De acordo com Bianchi, já existem 2 mil parceiros cadastrados para operar este novo modelo.
A Rede OCP de Comunicação tentou contato direto com a loja da rede em Jaraguá do Sul e não obteve resposta.
A matéria será atualizada em caso de retorno.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul