Em processo de reestruturação financeira, a Viveo, uma das principais distribuidoras de insumos hospitalares no Brasil, colocou à venda a Cremer, tradicional fabricante de produtos médicos de Blumenau – as informações são do Estadão.
A empresa saiu de um processo de forte expansão, com 25 aquisições entre 2022, para um processo de endividamento após o aumento da taxa Selic – atualmente, a Viveo possui uma dívida bruta de R$ 3,41 bilhões, com uma dívida líquida de R$ 2,11 bilhões.
No final de dezembro, a empresa firmou um acordo com seus debenturistas para flexibilizar a alavancagem de recursos até o primeiro trimestre de 2026, em troca de não distribuir proventos, utilizar recursos da venda de ativos para pagamento de dívidas e recompra de debêntures, além de suspender novas aquisições enquanto a alavancagem estiver acima de três vezes.
A Cremer, que faz parte do grupo desde 2017, foi incluída na lista de ativos à venda como parte do plano de desinvestimento.
A Viveo estuda ainda novas alienações de unidades de negócios que não estejam alinhadas à estratégia central, conforme os jornais.
A Viveo é composta pelas empresas Mafra Saúde, Tecnocold Vacinas, Prevena, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Mafra Especialidades, Far.Me e dona das marcas Embramed, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e Feelclean.