Em período de Páscoa, produção de chocolate dobra em Jaraguá do Sul

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Pedro Leal

11/04/2019 - 05:04

Com a aproximação da Páscoa e a melhor época do ano para a venda do doce, aumenta também a produção para as fabricantes do produto.

Na Casa do Chocolate, loja de chocolates artesanais de Jaraguá do Sul, o trabalho na cozinha mais que dobrou para o período: de uma média de 50 kg por dia de chocolate, a produção passou para 120 kg por dia.

Enquanto as marcas mais populares têm um forte apelo em cima de brinquedos, para marcas mais artesanais e diferenciadas, o apelo em cima do chocolate em si é maior.

“Nós estamos com apenas duas opções que vem com brinde, uma que vem com um quebra-cabeça e o nosso ovo Pikantus de aniversário da empresa, que é uma série limitada com um ursinho”, diz  a proprietária, Giovana Hornburg.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

A mesma situação ocorre com outras fabricantes de chocolates finos e  de chocolates artesanais, como a Nugali, de Pomerode, e a Chocolates Franz, de São Bento do Sul.

“Tem sido bem difícil encontrar no mercado as linhas menores e os coelhinhos, o mercado tem se centrado muito em ovos grandes e com brindes, e aqui fazemos algo bem artesanal mesmo, focado na qualidade do chocolate”, explica Giovana.

Além dos tradicionais, outro aspecto que tem tido destaque na produção e tendência do momento são os ovos de colher, com recheios variados.

Mais gourmetizados, os ovos de colher têm marcado presença no mercado desde 2011, mas ganharam força a partir de 2014.

“Outro produto que temos com força é  o ovo trufado, que tem a casca recheada”, explica Giovana.

A empresária destaca que o mercado de chocolates personalizados tem tido grande demanda por parte de empresas –  a produção da Casa do Chocolate trabalhava na finalização de uma leva de mais de 20 mil chocolates para uma empresa de grande porte.

Uma novidade é a possibilidade de trabalhar com estampas no ovo. “Nós fazemos a impressão em papel arroz comestível, que permite decorar o chocolate com detalhes”, afirma.

Foco é o chocolate em si

“Na Nugali, nós temos como proposta produzir chocolate de verdade, independentemente da data. Por isso, nossos produtos de Páscoa valorizam sempre o chocolate, e não brindes ou brinquedos, como vemos muito no mercado”, explica o diretor de produção da Nugali, Ivan Blumenschein.

Segundo ele, o período registra aumento na procura por todos os produtos, inclusive tabletes e barras, até porque muitas pessoas têm optado por presentear chocolates em outros formatos na Páscoa.

“Como temos um público mais fiel, que consome chocolate ao longo de todo o ano, nossa dependência da Páscoa é menor do que de outras empresas.

 

Mas mesmo assim a demanda cresce cerca de 30% neste período, pois o ovo de Páscoa tem um simbolismo grande na celebração”, adiciona.

Elvira Franz, proprietária da Chocolates Franz de São Bento, nota que com a pressão do mercado em direção aos ovos, há um nicho não aproveitado para produtos mais tradicionais.

“O coelho hoje quase ninguém mais tem feito. Nós somos uma das poucas empresas que tem mantido a tradição e feito aquelas coisas que as avós gostam de dar para os netos, como coelhos e barras decoradas”, explica.

Especializada em drageados, a empresa ainda mantém até hoje formas tradicionais trazidas da cidade alemã de Dresden, usadas na antiga fábrica da Confeitos Buchsle, que fechou em 1992.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Com a Páscoa, o foco se volta temporariamente para os presentes.

“Fazemos ovos de até 4kg e coelhos até 1,5kg. Esta semana as vendas começaram a aquecer e devem acelerar até a semana que vem”, prevê.

E não são só empresários que tem mercado na Páscoa. Para o técnico em mecânica Tiago Muller, 18 anos, a época é uma oportunidade para formar a poupança para a faculdade de engenharia mecânica.

“Quando eu era mais novo vendia trufas na escola, e sabia fazê-las, então esse ano precisava aumentar minha renda para pagar minha faculdade, que ainda não comecei, estou fazendo a poupança para iniciar no segundo semestre de 2019”, conta.

Tiago faz as trufas em parceria com a namorada, a estudante de gastronomia Thaís Caroline Jurk.

“Agora chegando a época da Páscoa vimos a oportunidade em vender ovos também, que são feitos de maneira bem parecida com as trufas e possuem alta demanda.

 

Nós temos diversos ovos, como os ovos de colher que possuem recheios e são considerados gourmet, e os ovos tradicionais, que são os ovos com a maior demanda”, lembra.

Quer receber as notícias no WhatsApp?