Em manifesto, Conselho das Federações Empresariais pede mais diálogo ao governo de SC

Por: Pedro Leal

17/04/2020 - 10:04 - Atualizada em: 17/04/2020 - 10:10

Nesta quinta-feira (16), o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) lançou um manifesto criticando o posicionamento do governo do Estado e sua relação com as entidades empresariais no enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus Covid-19.

Um dos pontos criticados pelas entidades, que representam todos os setores da economia catarinense, foi o fim das reuniões do grupo de trabalho para discutir as questões ligadas à pandemia.

“As reuniões, que eram diárias, foram suspensas e o diálogo interrompido. Causa estranheza ao Cofem, como membro do grupo de trabalho, tomar conhecimento, pela imprensa, de decisões importantes tomadas pelo Governo”, ressaltam as entidades, lembrando que é urgente avançar na construção de protocolos que permitam a segurança para as pessoas e o aumento da atividade econômica em Santa Catarina, pois as pesquisas mostram que os impactos no emprego são dramáticos.

“Desde o início do atual Governo, o Cofem tem reiterado a importância do diálogo com o setor produtivo sobre as questões relativas ao desenvolvimento do Estado”, afirma o conselho.

“Com a crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, e suas estarrecedoras consequências, especialmente sociais, isso se torna ainda mais urgente. Todos colocamos a vida em primeiro lugar, mas é fundamental encontrar uma equação que permita garantir a saúde das pessoas e, também, a subsistência delas. Isso, por sua vez, depende da sobrevivência de nossas empresas e da possibilidade de manutenção dos respectivos empregos que elas geram”, afirmam as entidades em manifestação, cuja íntegra pode ser acessada em https://bit.ly/3evSAQr.

“Temos que avançar. O momento exige humildade e união. Muitos podem contribuir, inclusive os que reconhecidamente têm serviços relevantes prestados a Santa Catarina”, diz o texto da manifestação, destacando a preocupação do Cofem com a iminente desestruturação social do estado. As entidades finalizam reafirmando o “compromisso de continuar contribuindo com a saúde das pessoas e a sobrevivência das empresas catarinenses, que são instrumentos de geração de empregos e cidadania.

O Cofem é composto pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc).

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul