Em dois anos, WEG dobrou presença no mercado norte-americano com quatro fábricas

Por: Pedro Leal

12/12/2019 - 11:12 - Atualizada em: 12/12/2019 - 11:50

A WEG já duplicou a presença com seus transformadores na América do Norte nos últimos dois anos, disse à Reuters um diretor da companhia – os EUA foram definidos pela empresa Jaraguaense como uma região chave para o seu plano de expansão, segundo reportagem da agência de notícias publicada nesta quarta-feira (11).

A empresa conta com quatro fábricas no mercado norte-americano: são duas em Washington, no Estado de Missouri, e duas no México. Juntas, produzem anualmente mais de 2 mil transformadores para venda na região, incluindo também o Canadá.

“A partir de 2017 o negócio realmente deslanchou. De 2017 para cá, duplicamos nossa presença em transformadores na América do Norte, fornecendo principalmente para o mercado de energias renováveis. Hoje posso te assegurar que nos EUA a WEG, em transformadores, é líder de mercado em renováveis”, afirmou o diretor superintendente da WEG T&D, Carlos Diether Prinz, à agência.

O executivo atribuiu o avanço à decisão da empresa em 2017 de comprar as fábricas em Washington, que permitiram a ela ter acesso a clientes no setor elétrico local, além do enquadramento em programa de incentivos do governo dos EUA a energias renováveis.

O portfólio de produtos da companhia para o mercado norte-americano envolve transformadores elevadores para aerogeradores e inversores solares, além de transformadores de potência nas classes de tensão de 138 a 500 kilovolts, com potências até 300 MVA.

A estratégia da WEG se baseia na competitividade das unidades no México, onde a mão de obra é mais barata, e na localização das fábricas nos EUA, perto dos clientes, o que também reduz despesas.

A presença nos EUA ajudou a empresa a escapar dos impactos da “guerra comercial” entre Estados Unidos e China, que levou à imposição de tarifas nos EUA sobre diversos produtos importados dos chineses, afetando alguns concorrentes.

O diretor da WEG afirmou ainda que a empresa tem focado o mercado de renováveis como alvo de sua expansão na América do Norte, em movimento que segundo ele foi recompensado e poderá ser ampliado.

A receita líquida da WEG com equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia (GTD) em mercados externos avançou 20% no terceiro trimestre sobre um ano antes, enquanto recuou 22% no mercado doméstico, segundo apresentação da empresa.

A América do Norte respondeu por 46,7% da receita líquida da WEG no terceiro trimestre, enquanto América do Sul e Central foram responsáveis por 12,1% e Europa 23,2%.

Com informações da Reuters.