Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC completa 25 anos, com 100 mil alunos atendidos

Divulgação/SESI

Por: Pedro Leal

25/09/2024 - 15:09 - Atualizada em: 25/09/2024 - 15:50

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI de Santa Catarina, que busca elevar a escolaridade básica de trabalhadores da indústria e de outras pessoas da comunidade, está completando 25 anos em 2024.

Desde 1999, quando foi criada, já contribuiu com a formação de mais de 100 mil pessoas. Trata-se de um contingente maior que a população de 280 dos 295 municípios de Santa Catarina.

Na região de Jaraguá do Sul, onde o programa teve início em 2006, foram atendidos mais de 13.500 alunos. Só nos últimos dois anos, 4 mil concluíram alguma etapa da Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Finais ou Ensino Médio) em todo o estado.

Atualmente, 7 mil estão matriculados. Em linhas gerais, são pessoas que buscam desenvolver competências e habilidades básicas para entrar ou se manter no mercado de trabalho. No programa, os estudantes têm aulas em horários flexíveis e podem concluir a educação básica em menos tempo. Os conteúdos são os mesmos do ensino regular.

Nestes 25 anos, o SESI já atendeu mais de 500 indústrias de Santa Catarina interessadas em oferecer EJA aos seus trabalhadores. No geral, elas costumam registrar aumento da autoestima e do bem-estar de seus colaboradores e, consequentemente, melhor desempenho profissional.

Também são atendidas prefeituras que buscam ofertar esta formação a pessoas da comunidade para que tenham, por exemplo, mais chances de conseguir trabalho. Atualmente, são 22 no estado.

Linha do tempo

  • 1999 – Surge a Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC, com o nome SESI Educação do Trabalhador; até 2003, operou em parceria com a Fundação Catarinense de Educação na Empresa (FECE).
  • 2003 – Para atendimento de estudantes de todo o estado, a EJA foi feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação; foi assim até 2006.
  • 2006 – O programa passa a ser ofertado em Jaraguá do Sul e municípios do Vale do Itapocu.
  • 2007 – O SESI passa a oferecer cursos EJA a trabalhadores com deficiência visual, auditiva, físico-motora e intelectual.
  • 2011 – Início dos cursos EJA na modalidade EAD, com estudos presenciais obrigatórios e estudos a distância no ambiente virtual de aprendizagem; o SESI/SC é o maior ofertante de EJA EAD no Brasil.
  • 2017 – Início da EJA Profissionalizante.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).