Na era digital todo e qualquer gestor sabe o quanto é importante ter presença online. É aí que se torna essencial gerenciar as suas redes sociais, ter um site e um serviço de hospedagem para esse site.

Um servidor VPS, por exemplo, ajuda muito quem gerencia uma loja virtual ou outros projetos mais robustos. Isso porque esse tipo de hospedagem de site oferece mais liberdade e desempenho.

O servidor VPS funciona com uma tecnologia chamada de Virtualização (por isso seu nome é Virtual Private Server) e permite que o usuário tenha recursos dedicados dentro de outro servidor maior.

Porém, além da tecnologia e da transformação digital, é importante ficar atento para um outro detalhe que ajuda não apenas a economia, mas principalmente, o planeta: a Sustentabilidade.

A ecologia é uma pauta que está presente em vários aspectos do nosso dia a dia, seja na política, na cultura e, inclusive, na economia e na gestão de um negócio. Por isso, conhecer e adotar ações sustentáveis faz bem para a natureza e, inclusive, para os negócios.

Economia e proteção ao meio ambiente é um casamento que traz bons resultados. Para saber mais sobre esse tema, vale conferir os tópicos a seguir:

  • Sustentabilidade ajudando a economizar gastos nos negócios e no dia a dia
  • A importância da sustentabilidade para a sua marca
  • Sustentabilidade no contexto da economia

Sustentabilidade ajudando a economizar gastos nos negócios e no dia a dia

A Sustentabilidade é a preocupação com a utilização consciente dos recursos naturais, buscando novas alternativas para proporcionar o desenvolvimento econômico, social, sem prejudicar o meio ambiente.

Nesse sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável estabelece um novo modo de encarar a vida, a economia e a sociedade.

As práticas sustentáveis, de uma forma geral, podem ser aplicadas em negócios dos mais diversos segmentos, incluindo pequenas, médias e grandes empresas. Elas também podem ser adotadas fora do ambiente corporativo, no nosso dia a dia.

Por tudo isso, a adoção das práticas sustentáveis é uma forma de auxiliar os gestores a economizarem os gastos nos seus respectivos negócios e também no cotidiano. Entre os vários gastos que podem ser evitados vale citar alguns a seguir.

Economia de energia

O uso de lâmpadas de LED consiste em uma alternativa ecologicamente correta quando se trata de economia de energia. A vantagem disso vale para as residências e também para as empresas.

A redução de gastos com energia alivia muito o orçamento doméstico. Imagine a possibilidade de chegar todo os finais de mês e ver a conta de luz sempre baixa.

No caso das empresas ela também é vantajosa. A adoção de medidas que visam economizar energia favorece as finanças de qualquer negócio, facilitando a gestão do empreendedor, evitando que ele tenha gastos enormes no consumo de energia.

Menos uso de papel

Hoje em dia, um dos principais recursos da era digital é a Cloud Computing, também conhecida como Computação em Nuvem. Esse aspecto pode ser visto na utilização de softwares de compartilhamento de arquivos.

O Google Drive, o Dropbox, o Trello, enfim, são vários os softwares que possibilitam compartilhar arquivos, sejam eles textos, planilhas, áudio e vídeo.

Pense na possibilidade de armazenar e compartilhar documentos, sejam eles boletos, relatórios e textos em geral. Isso facilita reduzir o uso de papel no dia a dia das residências e também das empresas.

Menos desperdício de materiais

Práticas sustentáveis, de um modo geral, envolvem a utilização de utensílios feitos com materiais recicláveis. Isso evita o desperdício e favorece a preservação do meio ambiente.

Em casa, por exemplo, você pode providenciar o uso de garrafas PET como vasos improvisados para cultivar determinadas plantas. Isso é uma solução prática e simples.

Já nas empresas, o uso de copos, squeezes e canecas individuais é também uma atitude sustentável. Essa simples atitude evita o uso de copos descartáveis de plástico.

De forma geral, são várias as ações ecologicamente corretas que podem ser adotadas em casa ou no cotidiano profissional.

A importância e os benefícios da Sustentabilidade para a sua marca

Aderir às práticas de sustentabilidade também ajuda financeiramente uma empresa. Isso ocorre pelo fato de que o cuidado com o meio ambiente é uma pauta bastante valorizada pelas pessoas nos dias de hoje.

Portanto, as marcas que denotam essa preocupação com a ecologia são bem vistas pelos consumidores. E é nesse contexto que os gestores devem evitar um conceito que podem trazer sérios danos para a imagem da marca: o Greewashing.

O Greenwashing, que em português podemos traduzir como “lavagem verde”, é transmitir ao consumidor uma imagem de empresa que defende a natureza, porém na realidade, adota posturas que vão na contramão do discurso.

Por isso, quando um negócio se compromete a dizer para os públicos que os produtos vendidos são ecologicamente amigáveis, 100% recicláveis e outras qualidades que chamam a atenção das pessoas, é ideal que eles realmente cumpram o que prometem.

Quando uma empresa que se diz “amiga dos animais e das plantas” é flagrada descartando lixo em locais inadequados, a imagem da marca sofre arranhões que muitas vezes demoram a cicatrizar.

Ou em alguns casos, a sua reputação nunca mais volta a ser a mesma, pois os consumidores e clientes não perdoam as marcas que os enganam. Principalmente aqueles mais alinhados com a causa verde.

Diante de tudo isso, não custa mencionar que a adoção de ações sustentáveis traz uma série de vantagens para os negócios e, consequentemente, para a economia de um modo geral. São elas:

Engajamento

Adotar uma postura firme e que apoia as causas ambientais favorece o engajamento dos clientes com a marca do seu negócio. Isso pode resultar, ao longo do tempo, em mais vendas, mais alcance de público e maior destaque entre os concorrentes.

Redução de gastos

Várias ações ecológicas podem, na prática, eliminar uma série de gastos na empresa, como, por exemplo, mais economia de energia e de determinados materiais, como papel e outros insumos.

A Natura é um exemplo de empresa que investe em iniciativas ecológicas, tais como embalagens em papel reciclado, treinamento de comunidades ribeirinhas e várias outras práticas sustentáveis que fazem parte do core business da empresa.

Mais oportunidades

Os investidores passam a olhar para o seu negócio com outros olhos, enxergando nele um maior potencial. Além disso, em alguns mercados essa preocupação sustentável é até mesmo um requisito para se fazer negócios.


A Sustentabilidade no contexto da economia

Hoje em dia muito se fala em “Economia Verde”, “Marketing Verde”. O “verde” é mesmo a cor que predomina quando se pensa no futuro do planeta e, especialmente, em como conciliar esse futuro com o desenvolvimento.

Entretanto, quando o assunto se trata da economia em prol do meio ambiente, a utilização correta dos recursos naturais se torna uma pauta de destaque. Pelo fato de serem finitos, o uso adequado desses recursos deve ser seguro e sem desperdícios.

Para conseguir isso, entram em cena os 3 R’s da sustentabilidade, que consistem na Redução, na Reutilização e na Reciclagem. Esses procedimentos são feitos por meio de ferramentas de apoio e suporte. Entre eles estão o melhor gerenciamento da logística (transporte e estoque) e um maior espaço para ideias novas.

É assim que o chamado “Marketing Verde” tem tudo para auxiliar a economia das empresas e a economia em geral. Ao preservar o meio ambiente, as empresas também garantem a sua presença no mercado, afinal, não há produtos sem existir recursos.

As características do Marketing Verde

O Marketing Verde, conforme o próprio nome indica, é um Marketing voltado para as práticas ecológicas.

O Marketing Verde surgiu justamente pelo fato de que a consciência ecológica é uma causa importante, assim como o número de clientes que se preocupam - e exigem posturas mais atuantes das empresas - hoje em dia é grande.

Atualmente boa parte dos consumidores preferem comprar embalagens retornáveis ou recicláveis, por exemplo. Ainda que menos nocivos, os materiais biodegradáveis são encarados como grandes vilões.

Além do mais, a médio e longo prazo, os investimentos em sustentabilidade irão proporcionar mais economia para a sua empresa, trazendo lucro e credibilidade para a marca.

Uma empresa que adota o Marketing Verde é aquela que pratica a sustentabilidade em todos os seus procedimentos, investimentos e ações ambientais. Essas ações vão desde a fabricação e a produção de bens até as suas relações com clientes, fornecedores e funcionários.

E isso reflete na economia como um todo, pois os clientes ficam mais atentos em relação aos produtos consumidos no dia a dia. Isso influencia até mesmo no modo como eles se relacionam com as marcas.

Na era digital, a Sustentabilidade também exerce influência

De nada adianta uma empresa investir em presença online, ter um site, um servidor VPS, se ao se comprometer com práticas ecológica não consegue demonstrar credibilidade para os consumidores.

Agir com responsabilidade social no mercado e obedecer as obrigações estabelecidas pelas leis ambientais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e para todos. Economia e sustentabilidade andam de mãos dadas.

Por essa razão, as empresas que pretendem instituir o Marketing Verde em suas estratégias, não podem levar em conta apenas a venda do produto, mas também o modo como esse produto é fabricado e chega até aos consumidores.