Duas Rodas entre as TOP 5 do setor de alimentos, bebidas e ingredientes

Por: OCP News Jaraguá do Sul

05/07/2017 - 16:07 - Atualizada em: 05/07/2017 - 16:38

Foto Reprodução/NDonline

A multinacional Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, está entre as empresas mais inovadoras do país, segundo o Prêmio Valor Inovação Brasil 2017, iniciativa do jornal Valor Econômico. A organização é destaque no TOP 5 do setor de alimentos, bebidas e ingredientes. A premiação, que está na sua terceira edição e é realizada em parceria com a consultoria global Strategy& (PWC), reconhece aqueles que se destacam no desenvolvimento de pesquisas e tecnologia.

A escolha das companhias começa com uma pesquisa que envolve empresas de setores diferentes e aborda os investimentos em inovação e criação de novos produtos, além de analisar as melhores práticas e outros indicadores, como soluções e estratégias. O levantamento gera o Anuário Inovação Brasil, que traz o ranking anual das 150 empresas mais inovadoras do país.

A Duas Rodas comemora o posicionamento entre as cinco empresas mais inovadoras na área de alimentos, bebidas e ingredientes no País. Para o presidente Leonardo Fausto Zipf, é um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura. “A nossa empresa tem a inovação como pilar estratégico de competitividade e expansão dos negócios, com fortes investimentos na área. Nós oportunizamos a elaboração de projetos em sistema de co-criação com o cliente, possibilidade que assegura assertividade e agilidade no lançamento de produtos no mercado”, declara.

Para o diretor de Inovação e Tecnologia, Antonio Carlos Figueiredo Gonçalves, a principal inovação da Duas Rodas está na atitude dos profissionais. “É importante que os colaboradores tenham a capacidade de desenvolver novas ideias e mantenham contato com outras áreas importantes da empresa, pois sem essa comunicação, não há desenvolvimento”, explica.

A premiação ocorreu na noite de segunda-feira (3), no espaço de eventos do hotel Villa Blue Tree, localizado na Chácara Santo Antônio, em São Paulo (SP).

Leonardo Zipf

Inovação Colaborativa

“O que procuramos fazer para promover a inovação é a colaboração entre indivíduos diversos, alinhados e motivados para um objetivo comum. Entre as atividades desenvolvidas internamente dentro deste contexto, podemos citar como exemplo os cursos sobre reaprendizagem criativa”, destaca Leonardo Zipf (foto acima).

Com base na importância das soluções criativas, nasceu a Planta. Trata-se de uma plataforma de inovação aberta que funciona como uma ponte entre o desejo do consumidor e as indústrias de alimentos e bebidas. Por meio desta rede social, que é on line, qualquer pessoa pode dar a ideia de um novo produto, além de participar de desafios propostos por empresas do segmento. Todas as sugestões são analisadas por um comitê, que encaminha as mais viáveis para desenvolvimento, seguido de testes em fábrica e identificação de escalabilidade.

Outro ponto importante para a criação de novidades são as parcerias. “A exemplo de outras grandes empresas que investem em inovação, contamos com o reforço de linhas de financiamentos de empresas e instituições como a Finep e o BNDES para fortalecer os investimentos neste setor”, conta Leonardo.

A empresa também tem acordos de cooperação tecnológica com universidades para estimular pesquisas e análises científicas voltadas à indústria de alimentos e bebidas e uma equipe multidisciplinar com mais de 200 pesquisadores e especialistas em sabor que trabalha no desenvolvimento de soluções tecnológicas no Innovation Center e em sete outros laboratórios de pesquisa e desenvolvimento nas unidades da empresa na América Latina.

Roadmap Tecnológico

Em seu planejamento estratégico, a multinacional brasileira conta com um Roadmap tecnológico que marca o retorno da área de inovação para os próximos cinco anos. “Definimos como critério que produtos inovadores devem responder, no mínimo, por 10% do faturamento anual da empresa, sendo que esse já vem com uma predefinição de margem de contribuição para a mesma”, explica o presidente Leonardo Zipf.

Entre os novos projetos para 2017 está a construção de mais um Centro de Inovação e Tecnologia, na unidade de São Bernardo do Campo (SP).

Sobre a Duas Rodas

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 91 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, tem portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera.

Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center.

*Com informações da assessoria de imprensa