A Duas Rodas foi homenageada com a Certidão de Honra ao Mérito como membro em exercício desde a fundação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu e Bacias Contíguas, durante evento comemorativo aos 20 anos da entidade, em novembro.

Atualmente, o Comitê conta com 30 organizações-membro, que foram eleitas democraticamente nas assembleias setoriais públicas realizadas para compor a gestão 2021-2024 e que representam os segmentos Usuários de Água, População da Bacia e Órgãos da Administração Federal e Estadual.

Ao longo de duas décadas, o Comitê Itapocu vem trabalhando e se consolidando como fórum de discussão sobre um interesse comum e precioso: o uso da água na bacia do Itapocu, região onde está instalada a Matriz da Duas Rodas há 96 anos. É considerado o parlamento das águas nos 12 municípios que compõem total ou parcialmente a bacia.

O Comitê Itapocu é órgão colegiado de nível regional, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na sua área de atuação. Tem como objetivos promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu e compatibilizar o gerenciamento dos recursos hídricos com o desenvolvimento regional e com a proteção do meio ambiente. Promover a maximização dos benefícios econômicos e sociais, resultantes do aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, assegurando o uso prioritário para o abastecimento das populações, além de estimular a proteção das águas contra ações que possam comprometer o uso atual e futuro também integram os objetivos do Comitê.

“Temos orgulho de participar do Comitê desde a sua fundação. Na Duas Rodas, a proteção da qualidade de água e do meio ambiente estão entre os focos prioritários da nossa estratégia de sustentabilidade como um todo”, afirma Steven Rumsey, Diretor de Inovação e Tecnologia.