Divulgada lista dos aprovados do concurso para auditor do Estado de Santa Catarina

As inscrições são gratuitas | Foto: Reprodução/Pixabay

Por: Pedro Leal

23/10/2023 - 08:10 - Atualizada em: 23/10/2023 - 08:25

A Fundação Getúlio Vargas divulgou na última sexta-feira (20) a lista dos aprovados do concurso para o cargo de Auditor do Estado de Santa Catarina. A carreira atua nas áreas das chamadas macrofunções do controle: auditoria, corregedoria, ouvidoria, transparência e integridade, cujo modelo é adotado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e demais controladorias estaduais.

O concurso estipulou 95 vagas para atuação na Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão criado em 2019. Atualmente, Santa Catarina conta com 53 Auditores do Estado, dos quais 44 atuam na CGE. O último concurso para o cargo foi realizado em 2005, quando a Auditoria-Geral era uma diretoria da Secretaria da Fazenda (SEF).

O controlador-geral do Estado, Marcio Cassol, explica por que há necessidade de novos auditores. “Com a criação da CGE, em 2019, os auditores do Estado, antes restritos ao trabalho da Auditoria-Geral, assumiram novas funções como Ouvidoria, Corregedoria e Integridade e Compliance. Em 2009, tínhamos 74 auditores e, desde então, perdemos 20 colegas por aposentadoria, exoneração voluntária e falecimento. Ou seja, temos 27% a menos de auditores e três áreas a mais sob nossa responsabilidade”.

Cassol reforça a crescente relevância do auditor do Estado na gestão pública desde o último concurso. “Muitas normas cuja aplicação está sob a responsabilidade das áreas de controle não existiam em 2005, como a Lei de Acesso à Informação e a Lei da Transparência Pública, ambas de 2011, e a Lei Anticorrupção, de 2013. Com novos profissionais, vamos cumprir com mais eficiência nossa missão de promover a qualidade do gasto público, a transparência, a participação social, a integridade e o combate à corrupção”.

O concurso selecionou profissionais em seis áreas de formação: Direito (26), Administração (16), Ciências da Computação (14), Ciências Contábeis (12), Economia (11), Engenharia Civil (9). Hoje, uma das carências da CGE é por auditores formados em engenharia civil e tecnologia da informação, formações que não constavam nos concursos anteriores. Eles vão atuar, respectivamente, em auditorias de contratos de obras e no uso de TI para potencializar e aperfeiçoar as atividades de controle.

Sobre o concurso: o Governo do Estado anunciou o concurso em maio de 2022 e publicou o edital em setembro do mesmo ano. As provas foram realizadas em janeiro de 2023. O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).