Dia dos Pais é oportunidade para valorizar o comércio de Jaraguá do Sul e ajudar a economia local

Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

05/08/2020 - 05:08

Este Dia dos Pais deverá ser marcado por uma importante mudança de hábito do consumidor: a compra do presente via e-commerce.

Segundo pesquisa realizada pela Boa Vista para identificar o comportamento e as perspectivas de compra dos consumidores brasileiros para o Dia dos Pais, a intenção de compra online cresceu 142%, se comparada com o mesmo período do ano passado, sendo que se trata de novo hábito de compra para 58% destes consumidores.

O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro. De acordo com levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), entre 49,5% dos varejistas, a expectativa é de crescimento de até 2% em relação ao mesmo período de 2019.

Outro levantamento, pela FCDL de São Paulo, aponta que os setores que mais podem ser favorecidos nas vendas são vestuário, calçados, perfumes, eletrônicos e ferramentas.

Segundo a presidente da CDL de Jaraguá do Sul, Talita Beber, a entidade tem buscado formas de adequar seus associados a nova realidade do mercado com a pandemia.

Foto Pedro Leal/OCP News

“Neste momento, estamos dando todo um suporte para que os lojistas que ainda não atuam em multicanais como as redes sociais, WhatsApp e e-commerce comecem a introduzir seu negócio nos ambientes digitais para, assim, potencializar as vendas, gerando novas oportunidades comerciais”, explica.

“Como não poderia ser diferente, é dever da CDL promover a capacitação técnica dos associados e colaboradores, oferecendo cursos voltados às necessidades latentes da classe à qual representa”, frisa Talita.

Já para os consumidores, a empresária reforça que é importante não deixar as compras para última hora e procurar agendar o horário de atendimento.

“Além disso, reforçamos a importância de a comunidade valorizar o comércio local”, frisa.

Presentes tradicionais

Os entrevistados pela FCDL de São Paulo apontaram como escolhidos para presentear o pai (46%), marido (29%) e sogro (7%).

Segundo o estudo, a preferência será por itens de setor de vestuários e calçados (45%), seguido de acessórios (17%) e perfumes ou cosméticos (16%), já considerados tradicionais para presentear nesta data.

Além disso, os consultados na pesquisa indicam que a conjuntura econômica preocupa e inibe investimento alto no presente. Diante deste cenário, 80% pretendem gastar o mesmo valor, se comparado com igual período do ano passado, ou menos.

O ticket médio geral será em torno de R$ 173, 5% menor quando comparado ao do ano anterior. Mesmo pretendendo gastar menos, 96% consideram importante presentear nesta data.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul