Com o objetivo de incentivar uma vida mais saudável, o Dia da Família na Escola (celebrado por meio de lei estadual sempre em abril) terá como tema este ano “Uma horta em cada canto”. O assunto será abordado em evento online e gratuito neste sábado, dia 17, a partir das 10 horas, no YouTube da Secretaria de Estado da Educação.

O Dia da Família na Escola foi instituído por lei em 2016, atendendo pleito do Movimento Santa Catarina pela Educação, conduzido pelas Federações da indústria (Fiesc), comércio e serviços (Fecomércio), transporte (Fetrancesc) e agricultura (Faesc), além da Secretaria de Estado da Educação e da Undime/SC.

O evento pode ser acompanhado acessando este link.

A pandemia declarada há mais de um ano mudou a forma de consumo da sociedade, que adotou novos hábitos, aumentando o isolamento para reduzir o contágio por conta do coronavírus. O encontro vai ensinar a construir uma horta doméstica, seja em casa ou em apartamento (vertical), os cuidados iniciais e rotineiros no cultivo de hortaliças e plantas medicinais, além de dicas de como produzir adubo orgânico para o controle de pragas e doenças.

A conversa será conduzida por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria do Estado da Educação. Também será possível conhecer a experiência da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo, com hortas escolares.

A presença da família na vida escolar dos alunos deve ser constante no desenvolvimento de atividades cotidianas, no espaço para o diálogo e na busca de propostas e soluções para o bem-estar da vida escolar.

Movimento em novo ciclo

Em seu novo ciclo, o Movimento SC pela Educação foca na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, e está vinculado ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC referência em desenvolvimento sustentável. Uma plataforma on-line oferece uma série de cursos gratuitos, cadastro de currículos e acesso às melhores vagas anunciadas pelo setor produtivo. A iniciativa tem parcerias educacionais do SEBRAE/SC, Instituto Ayrton Senna, Junior Achievement, Google, Sistema Ailos, SENAI/SC, SENAC/SC e Sest/Senat.