Brasileiros perderam 39,2 bilhões de pontos do cartão de crédito ao longo dos últimos 12 meses. O dado é do Banco Central (BC) e mostra o dado até o segundo trimestre de 2022.
O volume de pontos desperdiçados pelos brasileiros daria para emitir 2,45 milhões de bilhetes de ida e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro.
As informações são da CNN.
Parte da perda se dá por falta de organização do consumidor, ou por não conseguirem pontos o bastante para o uso. Com isso, o benefício acaba se tornando vazio.
O dado do BC mostra que o volume de milhas expiradas permitiria a emissão de 2,45 milhões de bilhetes de ida e volta com voos da Azul no mês de outubro de 2023 – no período, as passagens são oferecidas a partir de 16 mil pontos.
É como emitir uma passagem entre São Paulo e Rio para todos os habitantes de Guarulhos e São Gonçalo, as duas segundas maiores populações da Grande São Paulo e do Grande Rio.
O número também representa 806 mil bilhetes de ida e volta entre São Paulo e Buenos Aires pela Gol, que tem passagens a partir de 48 mil pontos para o mês de outubro, ou 353 bilhetes entre o Rio de Janeiro e Londres pela Latam em novembro.
A CNN fez a pesquisa das passagens na tarde de 25 de abril. Os pontos necessários podem mudar conforme a demanda e oferta dos voos a critério das companhias aéreas.
Para quem tem cartão de crédito com pontos, veja seis dicas para acumular mais pontos e evitar a perda das milhas:
- 1. Centralize os gastos em um cartão e o acúmulo de milhas em um programa ou companhia aérea. Assim, você tem mais chances de ter pontos suficientes para emitir as passagens;
- 2. Preste atenção ao vencimento dos pontos. Aproveite essa informação para se programar com as milhas e a próxima viagem;
- 3. Acompanhe as promoções do cartão de crédito e dos programas de pontos que podem oferecer bônus em transferências. Também há ofertas para a emissão de bilhetes com menos pontos;
- 4. Para emitir a passagem, procure voos na companhia e também nas aéreas parceiras que podem oferecer preços — em milhas — menores;
- 5. Se não tiver pontos suficientes para a emissão, avalie a possibilidade de comprar uma passagem com pontos e dinheiro;
- 6. Caso não queira emitir uma passagem aérea, os programas oferecem produtos e serviços. É possível emitir, por exemplo, vouchers para gasolina ou transporte por aplicativo, ou mesmo comprar itens do dia a dia, como roupas, utensílios de cozinha e até chocolate.