Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Desenvolvida pela Fiesc, plataforma de inteligência de mercado fortalece sindicatos catarinenses

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

03/12/2024 - 19:12

Para apoiar os sindicatos industriais de Santa Catarina, o Observatório Fiesc desenvolveu o Faros SINDIndústria, uma ferramenta de inteligência de mercado que visa fortalecer a gestão associativa e impulsionar a captação de novos associados. Entre os recursos disponíveis estão a análise do desempenho setorial, acesso a lista de empresas de associados e potenciais associados e participação no mercado, proporcionando uma visão clara do alcance atual e do potencial de expansão de cada sindicato.

O diretor de inovação e competitividade do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), José Eduardo Azevedo Fiates, destacou o impacto positivo que a plataforma pode oferecer ao setor e a importância da adesão para potencializar os resultados. “O Faros SINDIndústria é um aliado estratégico para as empresas, possibilitando entender as necessidades regionais e setoriais e otimizar a tomada de decisões, maximizando o desempenho, com a participação ativa dos associados, aumentando a competitividade nos diversos cenários em que atuam”, afirma.

O associativismo é um dos pilares fundamentais da Fiesc e desempenha um papel estratégico no fortalecimento da economia e na promoção de novos negócios e investimentos. Com 142 sindicatos industriais filiados nas 16 regionais do estado, a entidade se destaca como uma das federações com o maior número de associados no país, reafirmando sua relevância no desenvolvimento do setor industrial.

Entre os dez segmentos associados no estado, destaque para os setores de construção e mobiliário com 48, seguido do setor de alimentos com 27, e metalúrgicas, mecânica e de material elétrico com 26 sindicatos. Na participação associativa, a indústria também tem filiados dos segmentos têxtil e vestuário, gráficas, química e farmacêutica, extrativas, cinematográfica, papel, vidros, cristais, espelhos e cerâmica.

O gerente do Observatório FIESC, Alexandre Ramos, enfatizou o trabalho colaborativo envolvido na criação do Faros SINDIndústria. “Esse produto é resultado de um esforço conjunto de nossa equipe, que está sempre atenta às necessidades para desenvolver a economia catarinense. A solução conecta inteligência de mercado com as demandas práticas dos sindicatos, possibilitando decisões mais assertivas”, destacou.

O Faros SINDIndústria já está disponível para uso e os associados da FIESC podem acessar em fiesc.com.br/associativismo

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).