Demanda imobiliária cresce com aumento médio de 5 mil residentes por ano em Jaraguá do Sul

Ferramenta vai permitir consultar loteamentos, metragem de imóveis entre outras informações | Foto Arquivo/OCP News

Por: Pedro Leal

22/05/2019 - 05:05

Jaraguá do Sul tem crescido em ritmo acelerado. A cidade recebe anualmente um saldo de cerca de 5 mil novos residentes, levando em conta pessoas que se instalam na cidade e a população que parte de Jaraguá do Sul.

É o que aponta um estudo feito pelo corretor imobiliário Pedro Knoll, com base em dados populacionais e projetos imobiliários em andamento.

Atualmente, apenas em projetos de grande porte, a cidade prevê 1.240 novos apartamentos para entrega até 2021.

Com uma média conservadora de três pessoas por família, isso significa que apenas nestes grandes empreendimentos o município teria que suprir a demanda de 3.720 novos moradores.

Considerando as estimativas populacionais do IBGE, nos últimos cinco anos mais de 17 mil pessoas passaram a viver na cidade, uma média de 3,5 mil moradores por ano, o que bate com os cálculos apresentados pelo corredor.

“É uma demanda considerável, que precisa ser atendida em serviços, infraestrutura e logística, e com urgência”, explica Knoll. O crescimento exige adequações para o fluxo de veículos, abastecimento de energia e atendimento no comércio.

Além dos apartamentos, há também 16 loteamentos aprovados desde 2017 na Prefeitura, dentre um total de 35 pedidos protocolados.

Foram mapeados 1.240 novos apartamentos para entrega até 2021 | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Segundo o secretário de planejamento e urbanismo, Eduardo Bertoldi, as localidades aprovadas contam com infraestrutura para habitação e garantia de segurança.

“A expansão imobiliária é fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso município, desde que estes espaços viabilizem o crescimento habitacional de forma organizada e evitem a ocupação de imóveis irregulares e em áreas de risco”, adiciona.

Bairros em crescimento

Os bairros que mais precisam se preparar para aumento na demanda, segundo o estudo, são o Rau – com 392 apartamentos previstos no período, o Baependi, com 320, e o Jaraguá Esquerdo, com 222.

Além destes previstos no estudo, a Prefeitura aprovou loteamentos nos bairros Braço Ribeirão Cavalo, Tifa Martins, Três Rios do Norte, Barra do Rio Cerro,  Rio da Luz, João Pessoa, Rio Cerro I, Rio Cerro II, Amizade, Santo Antônio, Água Verde, Nereu Ramos, Jaraguá 99 e Chico de Paulo.

Bertoldi frisa que a Secretaria de Planejamento e Urbanismo vem trabalhando em parceria com o Núcleo das Loteadoras da Acijs, no sentido de flexibilizar e agilizar os procedimentos internos e alterações nas legislações pertinentes a implementação de loteamentos.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?