A Ciser vem investindo fortemente em inovação tecnológica, ampliando sua atuação no ambiente digital, com o lançamento da Loja Ciser, ferramenta inédita na indústria de fixação, e consolidando a Ciser+ Inovação, plataforma de inovação aberta que objetiva, ao ampliar as conexões com startups e outras empresas de tecnologia, acelerar e gerar resultados inovadores nas indústrias.

A iniciativa do programa Ciser+ Inovação nasceu no final de 2019 e ganhou corpo este ano. A Ciser intensificou o relacionamento com aceleradoras, outras grandes empresas, órgãos de fomento e universidades, compartilhando desafios voltados à inovação.

A empresa aderiu ao Programa Nacional Conexão Startup Indústria, ligado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Economia.

O propósito é alavancar soluções e experimentar novas metodologias e processos, como também sensibilizar e capacitar empreendedores sobre a importância das conexões e aperfeiçoar o ecossistema de inovação.

A Ciser usou o edital Conecta Startup Brasil, que surgiu do trabalho em conjunto destas entidades, como estratégia de mitigação de riscos, para estabelecer a forma da empresa de se relacionar com empresas nascentes.

“Em uma indústria como a Ciser, as oportunidades para inovar estão presentes em vários departamentos, como o financeiro, RH, a engenharia, manufatura, segurança do trabalho, entre outros. A sistemática do Conecta nos ajudou também a atrair e selecionar startups que demonstravam sinergia com esses desafios”, aponta Karollyne Correia, supervisora de inovação da Ciser.

Parceria com startups

A empresa selecionou duas startups: Microciclo e Systemen. Ambas venceram mais uma jornada do edital e foram aprovadas para a segunda fase, em que recebem investimento de até R$ 200 mil.

A Microciclo é uma startup nascente, sediada em Natal (RN). Atua com biorremediação de rejeitos industriais através da aplicação de bactérias, possibilitando a reutilização da água no sistema produtivo, gerando economia e segurança ambiental.

Já a Systemen é uma startup de tecnologia que entrou para acelerar a jornada da Ciser rumo à Indústria 4.0 por meio de sensoriamento, o que possibilitou o monitoramento de uma máquina laminadora de parafusos, permitindo, assim, a comunicação em tempo real com o equipamento.

“A ação resultou em envio de informação mais transparente e na ‘palma da mão’, possibilitando aos gestores industriais uma tomada de decisão muito assertiva”, explica Karollyne.

Fortalecendo sua caminhada em inovação tecnológica, a Ciser também lançou sua loja online, uma ferramenta inédita na indústria de fixação, desenvolvida exclusivamente para os seus clientes de todo o Brasil.

A Loja Ciser tem como objetivo facilitar a vida dos clientes, simplificando processos e reduzindo tempo de cotação e compra.

Em menos de dez dias no ar, a plataforma já aumentou o tráfego e acesso no site da empresa em mais de 60% e mais de 100 solicitações de cadastro foram realizadas somente nas primeiras 24h.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul