WEG vai fabricar respiradores artificiais para pacientes com Covid-19

Por: Pedro Leal

30/03/2020 - 15:03 - Atualizada em: 30/03/2020 - 15:43

A WEG anunciou nesta segunda-feira (30) um acordo de transferência tecnológica com a Leistung Equipamentos Ltda, fabricante de equipamentos médico-hospitalares, para viabilizar a produção de respiradores artificiais em resposta a pandemia do Covid-19.

O contrato concede à WEG a licença para produzir o respirador com base na tecnologia do aparelho de ventilação mecânica pulmonar “Luft-3” da Leistung.

A WEG vai utilizar a estrutura das suas fábricas de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, para produzir os respiradores e trabalha com a possibilidade de fazer ajustes ao projeto para agilizar a produção.

No momento, o plano prevê a compra de todos os componentes necessários para a produção de 500 respiradores. Com a linha de montagem preparada, a WEG terá capacidade estimada de fabricar 50 respiradores por dia e fazer entregas na segunda quinzena de maio.

“Dependemos agora da obtenção dos componentes eletrônicos e pneumáticos, muitos deles importados e que sofrem escassez no mercado neste momento”, informa Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

A implantação da linha de produção seguirá todos os protocolos sanitários de higienização e demais medidas protetivas recomendadas pelas autoridades de saúde para as indústrias.

O projeto da WEG segue na mesma direção do Mais Respiradores, iniciativa da Fiesc, Senai e ACM.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e dez grandes indústrias se uniram para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, a fim de ajudar no tratamento de pacientes com covid-19.

A rede voluntária conta com 25 pontos de manutenção, a partir desta segunda (30), dos quais dez são unidades do SENAI e 15 estão em plantas das seguintes empresas: ArcerlorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Jaguar Land Rover, Renault, Scania, Toyota e Vale.

Os pontos da Iniciativa + Manutenção de Respiradores estão em 13 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte , Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Os endereços dos locais podem ser acessados na Agência CNI de Notícias.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul