Cultivos de ostras e mexilhões em cidade da Grande Florianópolis estão interditados

Exames laboratoriais detectaram a presença de ácido okadaico nos cultivos | Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: OCP News Florianópolis

08/09/2019 - 10:09 - Atualizada em: 08/09/2019 - 10:53

A Secretaria estadual da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou a proibição da retirada, comercialização e consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia, na Ponta do Papagaio, em Palhoça.

Esta é a quarta área de cultivo interditada no Estado – Barra e Laranjeiras, em Balneário Camboriú, e Armação do Itapocorói, em Penha, também seguem com restrições.

A medida foi necessária após exames laboratoriais detectarem a presença de ácido ocadaico nos cultivos de moluscos bivalves dessas regiões.

Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

“Em Santa Catarina o monitoramento dos moluscos é constante e rotineiro. A maré vermelha é um processo natural. Seguiremos atualizando as informações e emitindo alertas até que a situação no litoral catarinense esteja normalizada”, explica o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos e o único Estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo.

O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

Receba as notícias do OCP no WhatsApp: