Corupá inaugura espaço para incentivar o empreendedorismo no município

Por: Pedro Leal

19/02/2020 - 09:02 - Atualizada em: 19/02/2020 - 09:51

Foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira (18) a Sala do Empreendedor de Corupá. A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura Municipal e o Sebrae de Santa Catarina, através do programa Cidade Empreendedora.

O objetivo é dar suporte – de forma gratuita – aos microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empresários corupaenses.

A partir desta quarta-feira (19), os moradores poderão procurar a Sala do Empreendedor para tirar uma série de dúvidas sobre empreendedorismo.

A agente de desenvolvimento Zaira Caroline Maas será a responsável por atender as dúvidas de quem quer botar um negócio próprio do papel, assim como quem já tem MEI e precisa de orientações sobre emissão de alvarás, certidões, notas fiscais e outros serviços que serão realizados de graça no novo espaço.

Atualmente, 502 MEIs são registradas em Corupá.

A expectativa, com a criação da Sala do Empreendedor, é aumentar este número em 20%, explica o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Hack.

“Nosso principal objetivo é desburocratizar serviços e ajudar a formalizar MEIs. Mas com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, pretendemos repassar aos microempreendedores e futuros empreendedores orientações certeiras, inclusive sobre a área que eles pretendem atuar e se ela faz sentido para a economia da cidade”, diz o secretário.

Estiveram ainda presentes na inauguração o presidente da Associação Empresarial de Corupá, Eduardo Felipe Finta, e o diretor executivo da Aciac, Jean Carlo Chilomer; e os parceiros do Sicoob, o gerente Fábio Dalla Corte e a gerente comercial, Mayra Cristina Martins.

Serviços disponíveis na Sala do Empreendedor

  • Declaração Anual (MEI)
  • Informações de abertura de empresas
  • Formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs)
  • Emissão de Alvará
  • Emissão de certidões
  • Emissão de Guias Diversas (inclusive a Guia Das-Mei)
  • Auxílio para emissão de notas fiscais
  • Apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais
  • Orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios
  • Cursos, capacitações e consultorias

Onde fica?

A Sala do Empreendedor está instalada dentro da futura sede da Prefeitura Municipal, na rua Francisco Mees, 1.915, no bairro XV de Novembro, e atenderá das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul