A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Corupá e o Sebrae apresentaram na noite de segunda-feira (5), na Câmara de Vereadores do município, do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) composto de todas as estratégias para o setor definidas em conjunto com os representantes de setores envolvidos com o turismo e interessados.

A apresentação foi feita pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juliano Millnitz, e o consultor do Sebrae, Carlos Cappelini. Os estudos e levantamento para a constituição do plano foi contratado pela Prefeitura de Corupá e desenvolvido pelo Sebrae no ano passado. Ainda dentro das ações de turismo, a Prefeitura também deu entrada na Câmara aos projetos de lei para reformulação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e para criação do Fundo Municipal de Turismo.

Segundo o secretário Juliano Millnitz, a proposta do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável é desenvolver produtos turísticos integrados, com objetivo principal de qualificar os espaços, aumentar o volume de visitantes e, consequentemente, trazer mais benefícios socioeconômicos para o município decorrente desta atividade. Também será possível captar mais subsídios junto ao governo, fortalecendo a articulação entre poder público e representantes do trade turístico.

Conforme dados apresentados pelo consultor do Sebrae, Carlos Cappelini, durante o levantamento e estudos para a composição do plano foram definidos os objetivos de atuação do turismo e as ações futuras do plano. “Levantamos com a ajuda da comunidade, 13 estratégias as serem executados não só pela iniciativa privada e poder público, mas também pela população que está como um todo envolvida no plano a serem seguidas em Corupá e 96 ações para os próximos 10 anos que o município possa se tornar referência no ecoturismo em Santa Catarina”, ressalta.

Desde junho de 2017, a Prefeitura e o Sebrae trabalharam para a constituição do plano que deve traçar os rumos do turismo no município. Em agosto, ocorreu o primeiro seminário com a participação popular e em novembro ocorreu o segundo seminário também com a participação de representantes do setor turístico e interessados sendo que a terceira etapa do plano foi a consolidação do diagnóstico do turismo no município finalizando com a constituição do plano.

Apresentação regional

Nesta quarta-feira (7), também ocorre a entrega dos trabalhos e estudos municipais e regional do Plano Regional de Desenvolvimento do Turismo realizado paralelamente pelo Consórcio Quiriri, integrado por Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul. A entrega ocorre no às 19h no auditório da Associação Empresarial de São Bento do Sul. O objetivo principal do estudo é proporcionar base para o desenvolvimento do turismo municipal e regional de foram intregrada e sustentável, associado à valorização cultural, à preservação ambiental e à participação comunitária, tendo como resultado final a geração de emprego e renda.

 *Com informações da assessoria de imprensa