Consulta de CPF pode ser feita gratuitamente pela internet

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/07/2016 - 04:07 - Atualizada em: 14/07/2016 - 17:59

A partir de agora, os consumidores brasileiros podem consultar de forma gratuita, pela internet, informações detalhadas a respeito de pendências financeiras registradas em seu CPF. A consulta pode ser feita no site www.serasaconsumidor.com.br ou por meio do aplicativo SerasaConsumidor, disponível para o usuários do sistema Android.

Lançado na semana passada, o serviço permite verificação completa a respeito dos débitos, detalhando se há negativação do CPF, débito que levou o consumidor à inadimplência e informações sobre credores, como telefones, endereço, e-mail e site, e o valor atual e a data de vencimento do débito em atraso.

Para acessar o serviço, o consumidor precisa fazer um cadastro abrangente, que é ativado apenas com a digitação de um código de validação enviado por SMS para o aparelho de celular indicado no cadastro. Desta forma, a Serasa pretende criar barreiras para evitar que terceiros tentem checar informações vinculadas a outros CPFs.

O SeradaConsumidor também permite abertura do Cadastro Positivo, onde é possível acessar um histórico de pagamentos para acompanhar a pontualidade da quitação de parcelas vencidas ou o risco de endividamento. O Serasa oferece ainda o Limpa Nome Online, outro serviço gratuito que permite que o consumidor renegocie a dívida diretamente com o credor a partir página de consulta do CPF. Para isso, o credor precisa ser parceiro do Serasa.