Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Construção do AquaFoz, no Paraná, avança com entrega final de painéis gigantes da Bold

Divulgação/Bold

Por: Pedro Leal

26/03/2025 - 14:03 - Atualizada em: 26/03/2025 - 14:37

A obra do AquaFoz, um dos maiores e mais ambiciosos projetos turísticos em andamento no país, avança para uma nova fase com a entrega da última remessa de materiais da Bold. A multinacional brasileira, referência na fabricação e comercialização de chapas acrílicas, ACM, policarbonato e plásticos de engenharia, consolida sua capacidade de atender a projetos de grande escala, desta vez viabilizando a construção de um dos maiores aquários marinhos da América Latina.

Desenvolvido pelo Grupo Cataratas, operadora de experiência em parques e atrações turísticas, e hoje principal empresa de turismo sustentável do Brasil, o empreendimento irá utilizar um total de 100 toneladas de produtos da Bold, incluindo painéis de 11 metros por cinco metros e 19 centímetros de espessura, que garantirão a perfeita visibilidade da vida aquática em exposição ao público, além de durabilidade e segurança para a gigantesca estrutura.

O desafio desta entrega exclusiva da Bold foi dividido em três momentos, tendo a movimentação sido iniciada em novembro do ano passado e finalizada neste mês de março. O aquário agora se torna cada vez mais próximo da realidade, com a inauguração prevista já para o segundo semestre de 2025. O AquaFoz representa um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões e ocupará uma área de 23 mil metros quadrados na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, na BR-469.

O complexo contará com tanques que somam cerca de 3,5 milhões de litros de água, abrigando espécies de água doce e marinha e proporcionando ao público uma experiência imersiva e educativa. Além de ser uma nova atração turística para o Sul do Brasil, o projeto tem forte compromisso com a pesquisa e preservação ambiental, sendo um marco para a valorização dos ecossistemas das bacias do Paraná e do Iguaçu, os principais rios do estado.

Sob um aporte de investimentos 100% privado, a iniciativa também se coloca em apoio ao desenvolvimento econômico da região, fomentando o crescimento de diferentes setores associados à obra, além do turismo. “Como empresa, somos sempre comprometidos em contribuir para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade das regiões onde atuamos. Estamos felizes em implementar uma iniciativa tão relevante, que é um exemplo claro de como inovação e tecnologia podem gerar impactos positivos, tanto para o meio ambiente, quanto para o fortalecimento econômico”, destaca o diretor comercial da Bold, Reimar Sebold.

Nova entrega de materiais reforça a grandiosidade do projeto

Desta vez, a complexidade do transporte para a entrega atingiu um novo patamar devido às dimensões monumentais dos acrílicos da Bold. Com peso aproximado de 23,5 toneladas cada, os painéis envolvidos nesta última etapa impressionam não somente pelo tamanho, como pela engenharia envolvida.

As dimensões das peças desta terceira carga variaram entre 11 metros de comprimento por 5 metros de largura, tendo curvaturas específicas que vão garantir um design diferenciado ao aquário. Diante das características exclusivas, o transporte exigiu um processo logístico altamente coordenado, com necessidade de batedores e escolta da Polícia Rodoviária Federal para a segurança do trânsito.

Os painéis partiram de Santa Catarina, seguindo viagem até Foz do Iguaçu em caminhões especializados, identificados com lonas decorativas, incentivando o público a interagir e registrar o momento nas redes sociais. A carga de mais de 36 toneladas foi distribuída em estruturas de aço reforçadas para manter a integridade das peças durante todo o transporte.

“Temos orgulho em dizer que a obra será construída por meio da transferência de tecnologia entre empresas globais. Este projeto não apenas destaca a nossa qualificação, como reafirma o potencial e a inovação que o Brasil pode oferecer ao mundo”, comenta Sebold.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).