Construção de arranha-céus em Balneário Camboriú envolve uso de grua inédita no país, diz construtora

Arte conceitual do arranha-céus. Divulgação/FG Empreendimentos

Por: Pedro Leal

25/06/2024 - 14:06 - Atualizada em: 25/06/2024 - 14:37

A construção de um arranha-céus de 240 metros de altura em Balneário Camboriú faz uso de uma grua inédita no país, que mede até 75 metros de altura e pesa mais de 70 toneladas, segundo a construtora responsável.

O prédio deve entrar para a lista de prédios mais altos do país.

As informações são do portal G1.

O maquinário foi especialmente desenvolvido para o empreendimento, e é capaz de elevar até oito toneladas de carga de uma só vez, capacidade até quatro vezes superior aos equipamentos convencionais.

A grua Luffing Jib, conforme a FG Empreendimentos, foi inspirada no equipamento usado no Shanghai Tower, de grandiosos 632 metros de altura, na China.

O Titanium Tower é construído na Avenida Atlantica, no centro da cidade, onde estão outros arranha-céus residenciais entre os maiores do país.

Há um apartamento por andar, com destaque para a “mansão suspensa”, com sete suítes. A obra está 12% concluída, segundo o site da construtora.

Segundo a construtora, a grua se diferencia dos guindastes tradicionais do país por ter um lança móvel, que se desloca verticalmente entre ângulos de 15º a 85º, justamente para atender às necessidades de arranha-céus.

Ela é composta por uma torre fixa e uma lança que se move. Também tem uma plataforma giratória para controle do equipamento.

Na cabine de operação, no centro de giro do equipamento, há um sistema sofisticado de comunicação, além de vista panorâmica.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).