É inegável que a tecnologia tem tornado a dia a dia mais eficiente e facilitado a vida dos profissionais. Ela é uma grande aliada para aqueles que precisam otimizar tempo e aumentar a produtividade no trabalho.

Existem muitas profissões que já estão cientes destas vantagens e passaram em investir no digital, como é o caso das áreas jurídica, RH e contabilidade, os quais se modernizaram e tornaram menos burocrática o dia a dia das atividades.

1. Advogados

A tendência na área de direito é o uso de legaltechs para economizar tempo e dinheiro. O site Previdenciarista, plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário, é exemplo do uso da tecnologia para economizar tempo.

Especializada em atender demandas de advogados que atuam em ações relacionadas à previdência social, a plataforma criada em 2013 ganhou o apelido de "Netflix" do direito previdenciário por disponibilizar mais de 2 mil petições para os advogados assinantes.

O site disponibiliza outras ferramentas como módulos fiscais por município, simulador de Fator Previdenciário, códigos de benefícios do INSS, calculadora do segurado, entre outros.

"O nosso objetivo é colocar à disposição do advogado, por meio de uma assinatura mensal, conteúdos que o mantenham atualizado e que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras, como a redação de uma petição, por exemplo", explica Renan Oliveira, CEO do Previdenciarista.

O co-fundador do Previdenciarista conta que muitas pessoas associam o setor jurídico a pilhas de livros, documentos e processos impressos em papel, mas essa realidade vem mudando.

2. Profissionais de RH

Outro segmento que está na carona dos avanços tecnológicos é o de RH. Conhecidas como HR Tech (human resources technology) ou RH Techs, os termos definem todas as iniciativas de inovação tecnológica no mercado de recursos humanos.

No Brasil, cerca de 122 startups que estão se destacando ao fornecer serviços de tecnologia para a área, atuando em segmentos como recrutamento, avaliação de performance e gestão de processos, de acordo com estudo recente da Liga Ventures, aceleradora de startups.

Considerada uma RHTech, o VExpenses, é uma startup de Ribeirão Preto – SP que oferece soluções para a gestão de despesas corporativas.

Por meio de um app, é possível facilitar a prestação de contas entre as empresas e colaboradores, além disso, a tecnologia ajuda a evitar fraudes, fazer limite de gastos e buscar economia nos processos com a análise dos relatórios.

"Com o fim de planilhas e tempo gasto com cálculos, o funcionário consegue se dedicar para outras tarefas da empresa, gerando novos negócios e organizando os processos e, além disso, usar um sistema inteligente de gestão ajuda a identificar gargalos, desperdícios e fraudes" comenta Bruno Pain, co-fundador da empresa.

3. Contadores

Outro setor do mercado de trabalho que está automatizando seus processos é a de contabilidade.

Um dos exemplos desse avanço é o Contabilizei, startup que oferece o serviço contábil de fato, no lugar do contador tradicional, fazendo registros contábeis, elaboração dos relatórios e transmissões destes para o governo. Eles são contadores, porém online

A startup foi fundada em 2012 e começou a operar oficialmente em 2013, após um período de desenvolvimento da plataforma e atende micro e pequenas empresas em mais de 30 cidades do país.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?