Conheça as empresas Minister, que saíram de Rio do Sul para conquistar SC

Foto: Arquivo Pessoal - A exemplo da Oktoberfest, Jorge Goetten acompanha de perto os serviços prestados pela Minister

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/10/2017 - 12:10 - Atualizada em: 20/10/2017 - 12:34

Nascido na localidade de Pinhalzinho, em Mirim Doce, na região do Vale do Itajaí catarinense, Jorge Goetten de Lima mudou-se muito jovem para Rio do Sul. Em seu primeiro emprego como garçom fez amigos, os quais o ajudaram a juntar dinheiro para adquirir a lanchonete onde trabalhava, a Minister, tradicional ponto de encontro no calçadão Osny José Gonçalves, Centro da cidade. Hoje, divide sua vida em duas residências, uma em Itajaí e outra em Rio do Sul. E seus negócios, voltados inicialmente ao ramo de alimentação, diversificaram e hoje empregam cerca de 2 mil pessoas, sendo um dos empresários mais reconhecidos nos setores de segurança, serviços e limpeza.

As Empresas Minister têm escritórios em Rio do Sul, Itajaí, Piçarras, Navegantes, São José, Joinville, Itapema e Indaial, onde oferecem serviços de monitoramento eletrônico, soluções para eventos, asseio e segurança privada, tanto para os setores públicos, quanto para o privado.

Também é dono da Indústria Química Lorezentti, de Taió, fabricante especializada na linha de produtos de limpeza Louro, comercializados nas principais redes de varejo e atacado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A produção também é comercializada nas lojas Capitão Limpeza, que vendem soluções em limpeza com toda linha de produtos multimarcas, equipamentos, além de prestação de serviço dentro do ramo. A primeira loja foi inaugurada em Balneário Piçarras e a expectativa é a abertura de mais nove unidades em toda Santa Catarina.

No ramo alimentício, administra a tradicional Lanchonete Minister, que está passando por uma completa reformulação, desde a estrutura física até o modelo de alimentação que será oferecido, inclusive com novo nome e nova identidade visual, uma opção inédita para o Alto Vale do Itajaí.

Além disso, a Frucal, com sede em Rio do Sul, está em processo de abertura de franquias. Na fase de expansão está programada a abertura de filial em Balneário Camboriú e Itajaí.

Minister e as festas de outubro

A capacitação contínua dos funcionários da empresa e o investimento em tecnologia levaram a Minister a ser protagonista na prestação de serviços em diversos municípios de Santa Catarina durante as tradicionais festas de outubro. “Nossa preocupação é levar soluções para que nosso contratante tenha sempre uma resposta melhor, oferecendo mais tranquilidade e comodidade aos seus clientes”, explica o empresário.

A Minister oferece serviços e soluções em segurança e limpeza na Fenarreco, em Brusque, Marejada, em Itajaí, Schroederfest, em Schroeder, Festa do Camarão, em Porto Belo, Festa do Imigrante, em Timbó, e outros eventos que tradicionalmente recebem o suporte da empresa todos os anos. Só para estes eventos são 1,2 mil contratados, o que mostra a importância da empresa na geração de empregos.

Jorge Goetten de Lima destaca o emprego de tecnologia nas atividades realizadas pela empresa. “Esse ano, por exemplo, quem frequentar os banheiros da Oktoberfest vai perceber que a Minister não está só limpando, mas descontaminando dentro dos padrões utilizados em unidades hospitalares. São duas novas máquinas que adquirimos e sanitizam por completo os banheiros”, explica.

Os equipamentos foram adquiridos após a participação em eventos e feiras especializadas do ramo. “Este ano estive no Rock in Rio, observando o que de melhor é utilizado nesse grande evento. Os bons exemplos trazemos para a empresa, sempre com o objetivo de oferecer uma solução cada vez melhor aos nossos clientes”, explica.

Capitão Limpeza

Os produtos da Indústria Química Lorenzetti são conhecidos e comercializados por praticamente todas as redes de supermercados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul por meio da linha Louro de limpeza. A expectativa do empresário é abrir seis novas lojas até o fim deste ano. Uma loja está funcionando em Piçarras, e os outros municípios beneficiados serão Indaial, Penha, Itajaí, Navegantes e Itapema.

“Essas lojas serão sempre ao lado do escritório da Minister, que é justamente para que o cliente, o condomínio, ou quem esteja fazendo a obra vá até a loja, compre o produto e adquira o serviço. Queremos vender uma solução para facilitar a vida das pessoas”, explica Jorge Goetten.

Em 2017, a Indústria Química Lorenzetti teve um crescimento mensal de 10% em seus serviços. Além disso, a empresa encontra-se em processo de ampliação do seu parque fabril.

Um novo conceito em alimentação

Além da revitalização do espaço da Lanchonete Minister, Jorge Goetten aposta também no nicho de alimentação saudável e pretende lançar a primeira franquia genuinamente rio-sulense. A Frucal é direcionada ao público que busque por alimentação 100% saudável. “Queremos vender segurança alimentar para quem consumir nossos produtos. Na Frucal você não vai encontrar farinha de trigo branca, não vai encontrar açúcar, refrigerante, fritura, gordura trans, lactose, então a pegada é altamente sustentável”, conta o empresário.

A proposta é ampliar o número de lojas para Balneário Camboriú e Itajaí e, posteriormente, tornar a Frucal uma franquia que possa ser comercializada. “Talvez seja a primeira franquia de alimentação, ou de qualquer outra atividade, que nasceu em Rio do Sul”, comemora.

Capacitação Pessoal

Jorge Goetten de Lima conta que duas personalidades inspiram sua vida. Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco; e Barack Obama, o ex-presidente dos Estados Unidos. “Hoje o Obama e o Jorge Mario Bergoglio são as duas vozes mais ouvidas no mundo”, entende.

Ele destacou a participação em uma palestra com o ex-presidente americano, em evento realizado pelo “Jornal Valor Econômico”, em São Paulo, chamado Cidadão Global. Entre os temas abordados, ele destacou a globalização, a educação e a participação dos jovens na política.

“Se eu fosse resumir a palestra, um tema seria educação, que é aproximar a qualidade do que é oferecido no ensino público com o privado. Mesmas oportunidades para os alunos. E a participação na política. Não podemos querer nos omitir. Precisamos participar da política”, adverte.

Jorge Goetten de Lima explica que apesar de todo o patrimônio alcançado com o sucesso de seus negócios, a família e os amigos estão sempre em primeiro lugar. “Eu fui garçom por muito tempo. Nunca sonhei ter tudo o que tenho e meu propósito é servir a sociedade, nossos colaboradores, fornecedores, e sempre buscar ser uma pessoa melhor”, finaliza.

*Reportagem de Rafael Beling, do “Diário do Alto Vale”