Conheça Gilberto Ronchi, o novo presidente da Associação Empresarial de Guaramirim

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Pedro Leal

12/04/2019 - 05:04 - Atualizada em: 23/07/2019 - 11:04

Nesta quinta-feira, o contador e empresário do ramo financeiro Gilberto Ronchi tomou posse da presidência da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), sucedendo o empresário do ramo imobiliário José Altair Weber.

A posse ocorreu na sede da entidade, em Guaramirim. Ronchi foi um dos 44 empresários responsáveis pela formação da cooperativa Crevisc há 15 anos, além de presidir seu próprio escritório de contabilidade.

Ronchi assume com um compromisso de dar continuidade aos projetos da entidade, planejando Guaramirim para o futuro – não para 2021, final de seu mandato, mas para a Guaramirim de 2040, de 2050.

O planejamento é de longo prazo, com olhar para as oportunidades que irão surgir para a cidade, situada em um eixo chave da economia estadual, entre os polos de Joinville, Jaraguá do Sul e Blumenau.

Ronchi atua com contabilidade há mais de 25 anos, e há mais de 10 anos preside a Crevisc, parte do sistema Secred, junto a outras 12 cooperativas.

“Posso dizer que me sinto muito feliz por este momento e também muito bem preparado para assumir esta grande responsabilidade.

 

Creio que iremos passar por grandes mudanças nos próximos anos, com um governo mais liberal do que o que tínhamos nos anos anteriores”, comenta.

A expectativa é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido nas gestões anteriores, fomentar o empreendedorismo e o ambiente de negócios dos associados e buscar soluções que vão ao encontro das reivindicações dos empresários.

O empresário prevê que o período de seu mandato será marcado por demandas altamente necessárias para a economia, como desburocratização e reformas, e para a infraestrutura, como as obras nas rodovias da região –  há muito cobradas pela entidade.

“Eu sempre me lembro de um lembrete do ex-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti: ‘o que muda o destino de um país é a sociedade civil organizada’, então nós temos um papel grande para toda a comunidade “, finaliza.

Ronchi também deve dar continuidade aos trabalhos junto ao poder público, como o loteamento industrial, para garantir a entrada e permanência de novas empresas.

Empossado em 2017,  José Altair Weber comandou a Aciag durante a transição da entidade para os seus 40 anos, completados em 2018, e durante seu mandato a Aciag repudiou a criação de cargos de assessoria no judiciário catarinense.

Ele também mobilizou empresários para pressionar o estado quanto à urgência de obras na SC-108 e na BR-280, além de lançar campanha para a criação de uma nova vara no Fórum de Guaramirim, que está sobrecarregado: são apenas dois juízes para uma comarca que atende 80 mil catarinenses.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?